Operação ‘Festas Seguras’ colocará 7 mil agentes em ações integradas pelo estado

Foi lançada na última segunda-feira (2) a Operação Festas Seguras. A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que é uma ação integrada com os outros órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, tem por objetivo reforçar a segurança em áreas e centros comerciais nos municípios do estado.

A Operação, deflagrada de forma simultânea nas 15 Regiões Integradas e dividida em duas fases onde a primeira abrange os centros comerciais e a segunda os grandes centros urbanos, praias e balneários do estado, conta com mais de 7 mil agentes, 1.500 viaturas e 250 motos que estarão nas ruas empregando ações preventivas e rondas, também se estenderá aos balneários e praias. A segurança nas redes fluviais será reforçada por 20 embarcações. Durante o período da Operação, as delegacias seccionais também ganharão reforço no efetivo.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira, a Operação Festas Seguras “é uma mobilização de todas as forças do sistema de segurança pública, com uma atenção especial para os grandes centros de compras, áreas comerciais, onde a gente sabe que há um aumento de fluxo neste período de compras de Natal, com aumento de circulação de pessoas, principalmente. Isso pode atrair o interesse daqueles que procuram praticar crimes de natureza patrimonial e o Sistema já tem, pelo sexto ano seguido, essa estratégia, que vem sendo aprimorada a cada ano, direcionando nos horários específicos, que são estudados a partir de dados estatísticos, nos horários de maior registro e locais que a gente entende que o policiamento deve ser intensificado. Então, isso é trabalhado em todos os grandes centros comerciais do Estado. Na segunda fase, esse efetivo é direcionado para os grandes centros, onde a gente tem o destino para as festas de fim de ano, como por exemplo Salinas, que é um grande destino, e aí a gente mobiliza para lá e a operação se estende até o dia 6 de dezembro, nessa segunda etapa, para dar uma atenção para o policiamento já voltado para as comemorações, principalmente do Réveillon”.

A Operação Festas Seguras integra todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. As Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, como a Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, e ainda, a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), no caso da capital.

Também fazem parte da iniciativa equipes policiais de inteligência que atuarão em conjunto no monitoramento das áreas consideradas com maior risco de ações criminais. O objetivo é prevenir e evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.

Operações de Lei Seca e Tolerância também serão realizadas, assim como abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas serão intensificadas em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais de denúncia do Disque Denúncia 181 ou pelo whatsapp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

 

 

Por Rodrigo Neves com informações da Segup

 

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *