Dezembro Verde: Ufopa realiza segunda etapa da campanha de adoção responsável de felinos
Nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o projeto de extensão “Peludinhos da Ufopa” realizam a segunda etapa da campanha “Adote um peludinho universitário: inteligente como você”, que visa a promover a adoção responsável de animais domésticos errantes que vivem na universidade. A ação ocorre no âmbito do Dezembro Verde, mês de conscientização sobre o abandono e maus-tratos de animais.
Aberta ao público e à comunidade acadêmica, o evento ocorrerá das 8 às 17 horas na Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. Nesta segunda etapa, serão disponibilizados para adoção responsável 20 gatos dóceis e saudáveis, todos vacinados, vermifugados e castrados (adultos), entre machos e fêmeas. Será possível adotar filhotes também, se disponíveis. Os tutores que adotarem receberão de brinde uma caixa de transporte para levar o seu gatinho.
A campanha tem o objetivo de reduzir a população de felinos que vivem na Unidade Tapajós, estimada em uma centena de animais, o que causa preocupação com relação à saúde coletiva da comunidade acadêmica e, também, com a segurança e bem-estar animal. Na primeira etapa da campanha, ocorrida em novembro deste ano, 16 animais conseguiram novos lares.
“A campanha de adoção faz parte de um grande plano de ação da universidade, que visa a reduzir a quantidade de animais errantes dentro da Unidade Tapajós, particularmente de felinos. A nossa meta é reduzir em 50% essa população até o final do ano”, afirma a vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes.
Vacinação – Em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santarém, também haverá vacinação de animais domésticos, das 14 às 17 horas, na varanda do prédio das Empresas Juniores da Ufopa. Aberta ao público, a ação visa estimular servidores e discentes a vacinar seus animais de estimação. No total, 150 doses de vacinas antirrábicas estarão disponíveis para o público.
Peludinhos – Coordenado pela professora Cintya de Azambuja Martins, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), o projeto de extensão universitária “Peludinhos da Ufopa” alimenta e cuida de animais de vida livre que já habitam na instituição, buscando a castração quando necessário e incentivando a adoção responsável. O projeto conta com uma equipe de voluntários formados por servidores, alunos e terceirizados da Ufopa, além de outros colaboradores.
“Somos um projeto de extensão universitária composto por voluntários que se preocupam e cuidam dos animais de vida livre que vivem na Ufopa. É um trabalho exaustivo e, também, recompensador. Estamos sempre acompanhando esses animais, todos os dias da semana. A gente sabe que a Ufopa não é o local ideal para eles, por isso a gente visa à adoção sempre”, afirma.
Dezembro Verde – É uma campanha de conscientização que visa a combater o abandono e os maus-tratos contra animais através de ações educativas e reflexão sobre a importância da guarda responsável de animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.
Serviço: Campanha “Adote um peludinho universitário: inteligente como você”
- Data: 13 de dezembro de 2024
- Horário: 8 às 17 horas
- Local: Unidade Tapajós, bairro do Salé, Campus Santarém
- Organização: Ufopa e projeto “Peludinhos da Ufopa
O Impacto com informações da UFOPA