Ação da Base Candiru apreende mais de 23kg de drogas na área fluvial do município de Óbidos
Na noite do último domingo (15) 15 tabletes com aproximadamente 23 kg de maconha foram apreendidos em uma embarcação que seguia de Manaus para Belém. A apreensão aconteceu na área fluvial de Óbidos e foi feita por agentes lotados na Base Integrada Fluvial Candiru e por Políciais Militares do Comando de Policiamento Regional I (CPR I) após abordagem à embarcação “Anna Karolina VII”.
Os agentes da lei, ao vistoriar a embarcação, encontraram os entorpecentes escondidos embaixo do bote salva-vidas. Expandindo a vistoria para dentro do navio e usando o sistema de monitoramento da embarcação, foi identificado através das imagens um homem retirando de uma mochila o ilícito e o escondendo sob o bote. Ao ser identificado, foi constatado que o homem usava documentação falsa e que era foragido da justiça, com um mandado de prisão e recaptura em seu nome. O suspeito confessou o crime e foi levado, junto o material apreendido, para a Unidade de Polícia Civil de Óbidos para a realização dos procedimentos cabíveis.
Vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a Base Candiru já apreendeu mais de 100 kg de drogas apenas no mês de dezembro. Os números confirmam para Ualame Machado, secretário de Segurança Pública do Pará, que a presença de uma Base Integrada na região fluvial de Óbidos é essencial na estratégia de segurança pensada e voltada para os rios do estado, especialmente na região que faz fronteira com o estado do Amazonas, uma das importantes rotas do tráfico de drogas.
“Somente neste mês de dezembro já conseguimos apreender mais de 100 kg de drogas, e dessa vez, nossos agentes identificaram os tabletes no convés do Navio, com destino à Belém resultando na prisão de um homem, que se tratava de um foragido da justiça. Essa entre as outras ações da Base nos mostra que o trabalho de fiscalização contínuo nos rios vem rendendo frutos muito positivos, mantendo a presença policial nas áreas fluviais do Baixo Amazonas, a fim de inibir o crime e combater o tráfico nessa rota”, disse o secretário.
O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, coronel PM José Vilhena, credita o sucesso às equipes que realizam rondas e inspeções diárias nas embarcações que trafegam na região.
“Estamos garantindo uma produtividade muito boa durante nossas fiscalizações rotineiras no estreito de Óbidos. Nossas equipes realizam rondas e inspeções diárias nas embarcações que trafegam na região, com objetivo central de identificar o transporte dessas cargas ilícitas, assim como, de identificar criminosos, foragidos da justiça, tudo com intuito de enfrentar a criminalidade e inibir o crime, garantindo mais segurança a todos que moram na região do Baixo Amazonas”, afirmou.
A Base Candiru
Segunda Base Fluvial Integrada de Segurança Pública, a Base Candiru teve investimento de mais de R$ 8,2 milhões e tem como objetivo ampliar a fiscalização na malha fluvial, especialmente, na região do Baixo Amazonas, área estratégica para a segurança pública, em específico, para rotas de embarcações oriundas dos Estados do Amapá e Amazonas, corredor com histórico do transporte de drogas, contrabando e pirataria.
A Base Integrada Fluvial Candiru reúne em seu corpo os órgãos de Segurança Pública do Estado, bem como órgãos de fiscalização ambiental e alfandegários, tanto da esfera estadual quanto municipal, e ainda a Polícia Federal.
Por Rodrigo Neves com informações da Segup
O Impacto