Artista ilustrador realiza “Exposição Psicotrópico” no Centro Cultural João Fona

O Centro Cultural João Fona (CCJF), administrado pela Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Cultura (Semc), recebe a “Exposição Psicotrópico” do artista ilustrador Gustavo Henrique Dorado. A mostra ocorre desde essa segunda-feira (16/12) e segue até sexta-feira (20/12), na sala de exposições temporárias e com acesso gratuito. O artista é profissional autodidata e nesta trajetória inclui participação em exposições, desfiles, criação de coleções, designer de capas para álbuns musicais e livros.

A coleção intitulada “Psicotrópico” é um jogo de palavras e significados: Psyché (mente) + Trophos (atração), Psicodelia (enquanto um estilo artístico) + Tropical (clima) e a própria palavra Psicotrópico que quer dizer: substância psicoativa que age principalmente no sistema nervoso central, alterando a função cerebral e temporariamente muda a percepção, humor, comportamento e a consciência.

Segundo Gustavo Henrique, desse modo a intervenção artística vem provocar, suscitando o estranhamento e convidando a pensar novas possibilidades do real.

“A ideia primordial desta produção artística quanto à estética, destaca a característica da marca Haus G, do próprio  artista, que une fauna, flora e fungi amazônicos em uma perspectiva criativa e imaginativa, sem compromisso com a lógica, transgredindo a realidade, propondo novas formas e composições, logo, uma integração de elementos da natureza amazônica e o surrealismo”, explicou Dorado.

Entre as inspirações do ilustrador está a alta temporada em Alter do Chão, marcada pelo verão amazônico, praias e a saturação de cores tropicais, direcionando a paleta de cores quentes como amarelo e vermelho.

As peças seguem a linha verão, formando uma coleção de camisas de botão, kimonos de linho, ecobags, chapéus e elementos decorativos em estandartes.

O “Fungi”, reino natural que abrange a micologia de cogumelo e outros fungos, são retratadas nas obras. “Essas espécies apresentam papel ecológico importante, atuando, por exemplo, com bactérias, no processo de decomposição”, ressaltou o artista.

O Centro Cultural João Fona (CCJF) está localizado da Av. Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha. O funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 18h.

O Impacto com informações da SEMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *