Pastor Luiz Carlos deve restituir mais de R$ 123 mil para igreja presbiteriana
Após mais de oito meses de imbróglio envolvendo a Igreja Presbiteriana Renovada de Santarém, a Polícia Civil concluiu o inquérito policial e indiciou o pastor Luiz Carlos Marinho pelo crime de estelionato. O pastor também é alvo de uma ação cível e de uma ação de exigir contas em andamento, que em breve terá a oportunidade de prestar contas em juízo. O caso ganhou ampla repercussão na cidade e foi noticiado pelo Jornal O Impacto.
No dia 7 de novembro, durante audiência realizada na Vara Criminal de Santarém, o Ministério Público Estadual propôs um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) ao pastor Luiz Carlos Marinho. A proposta previa o ressarcimento de R$ 123.488,36, valor identificado em alguns comprovantes da conta empresarial do pastor. Contudo, há indícios de que o montante real movimentado nos últimos três anos pode ser ainda maior, uma vez que a conta foi encerrada e o valor total permanece desconhecido.
O pastor não aceitou o acordo, alegando falta de recursos financeiros para realizar o ressarcimento. Diante da recusa e das evidências apresentadas, o Ministério Público acredita na materialidade do crime e deverá prosseguir com a acusação na esfera penal.
Paralelamente, a Comissão Interna da Igreja, presidida pelo pastor Fábio Rogério Benício dos Reis, foi criada para investigar os fatos dentro da Igreja. No entanto, diferentemente da Polícia Civil e do Ministério Público, que chegaram a conclusões claras e objetivas, a comissão ainda não apresentou nenhum relatório conclusivo à congregação. Durante este período, o pastor Luiz Carlos Marinho seguiu exercendo suas funções pastorais normalmente, com a permissão e respaldo do pastor Advanir Ferreira, presidente nacional da Igreja Presbiteriana Renovada (IPR).
Nos últimos dias, o pastor Luiz Carlos Marinho e algumas das suas “ovelhas” foram vistos vendendo seus bens pessoais em sites e grupos de WhatsApp, o que é interpretado por muitos como uma tentativa de se distanciar das consequências judiciais na cidade de Santarém.
Nesta terça-feira (17), às 19h30, a sede da Igreja Presbiteriana Renovada de Santarém será palco de um importante anúncio, o pastor Fábio Rogério Benício dos Reis comunicará aos membros a mudança pastoral. A decisão vem em meio ao cenário conturbado e promete marcar uma nova fase para a congregação.
O Impacto
Simplesmente inacreditável, mas as autoridades fizeram o que tinha que ser feito. O Martelo ainda não foi batido, não dá pra dizer se ele vai conhecer um xadrez de verdade.
Mas e a reunião de ontem? Expulsaram da reunião um senhor que era membro, que ajudou na fundação da Igreja.
Até quando pessoas serão expulsas desse local? Ou melhor, o que cega as pessoas que ainda estão lá? Será que não percebem que no primeiro desapontamento do Pastor serão expulsas?
Pensem!
Como de conhecimento dos fatos vericus, venho lamentar a justiça fraca nas suas decisões Judicial, e lamentável que algumas pessoas brincam o a fé dos que deixam levar com as palavras doces de ovelhas negras que existe no meio dos que se titula se Pastor…..