Em busca de investimentos, governo do Pará promove visitas à Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu
O Governo do Pará promoveu a visitação de empresas à Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX), localizada em Altamira, sudoeste do estado, com o objetivo de detalhar as rotas de acesso e fornecer informações para propostas que priorizem a regeneração e o potencial sustentável da área. O projeto URTX é uma concessão ambiental pioneira de 10,3 mil hectares, visando a restauração ecológica da região por até 40 anos, com foco na recuperação da floresta e na geração de créditos de carbono.
A visitação ocorreu entre 17 de novembro e 13 de dezembro, permitindo atividades técnicas como a coleta de amostras de solo e o mapeamento do local. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Ideflor-Bio e Iterpa, e apoio da TNC Brasil. Durante o período, empresas interessadas em atuar na recuperação vegetal da área realizaram levantamentos para identificar espécies adaptáveis e definir rotas de acesso.
O projeto, lançado durante a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 29), prevê um investimento de R$ 258 milhões na instalação e operação da concessão, com uma receita estimada de R$ 869 milhões, além do sequestro de 3,7 milhões de toneladas de carbono.
Por Rodrigo Neves
Imagem: Reprodução/Semas
O Impacto