Em primeira atividade oficial do ano, prefeito e secretários visitam obras do Materno-Infantil
Como uma das primeiras atividades oficiais do ano, o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, juntamente com o vice-prefeito Carlos Martins, e os secretários Sérgio Melo (Seminfra), Everaldo Martins Filho (Saúde), Michel Martins (Planejamento, Gestão, Indústria, Comércio e Tecnologia), e demais membros da equipe de governo, realizou na quinta-feira (02), uma visita técnica às obras do Hospital Materno-Infantil (HMI), situado no bairro Santa Clara, em Santarém.
A visita foi agendada ainda na posse da nova gestão municipal, ocorrida ontem, dia 1º. O prefeito reafirmou o compromisso feito durante a campanha eleitoral de 2024 e disse que a saúde é prioridade para esta nova gestão.
“Vamos nos reunir hoje com a equipe técnica da Seminfra para definir o caminho que vamos seguir. O certo é que será prioridade de parte do nosso governo, como também é do governo do estado, que é um dos financiadores desse projeto. Aqui nós temos recursos do governo federal, do governo do estado e, também, do município. Então é prioridade fazer com que esta obra seja concluída para entregar à população. Então não vai faltar da nossa parte, da nossa equipe, empenho para que num curto espaço de tempo, os trabalhos retornem para que possamos entregar o Hospital Materno-Infantil em pleno funcionamento à população”.
A obra do materno-infantil está paralisada desde dezembro de 2024, devido ao destrato feito com a empresa que executava os serviços.
Sérgio Melo, engenheiro civil e secretário municipal de Infraestrutura, informou que o planejamento é para que um novo processo licitatório seja feito o quanto antes para que as obras do HMI possam ser retomadas.
“Nossa missão é essa, estamos começando a estudar sobre este novo processo licitatório para trazer realmente uma empresa adequada para que essa obra possa ser finalizada. Estamos vendo de perto e o que não vai faltar é empenho de nossa equipe para que a gente possa honrar com esse compromisso que não é somente da gestão municipal, é da estadual também”.
Uma equipe técnica irá fazer uma avaliação e um levantamento para iniciar a reprogramação da obra, onde serão ajustados os valores, uma vez que diversos componentes já se encontram com o valor defasado desde a última reprogramação, realizada em 2023.
Hospital Materno-Infantil
A obra do Materno Infantil teve inicio no ano de 2013, até o presente momento 66% da obra está executada. Projetado em uma área de 7.400 m², a unidade terá em sua estrutura 128 leitos.
Quando for entregue à população, serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região.
Serão vários setores que cuidarão de mamães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materno-infantil na região.
O Impacto com informações da Agência Santarém
Tem que contratar uma empresa construtora da China, lá eles construíram um hospital com 1200 leitos em 15 dias. Aqui já vai fazer 15 anos e não terminam um hospital com talvez 70 leitos. As duas últimas gestões do município de Santarém, em termos de saúde pública foram um desastre só.