Grupo Folclórico Cultural Raiar do Sertão realiza encerramento dos projetos “De Nós “Pará” o Brasil” e “Girando Tradições”
Os projetos são uma iniciativa aprovada pela Lei Paulo Gustavo, através dos Editais de Chamamento Público nº 13/2023 Dança, nº 05/2023 Cultura Popular (Lei Paulo Gustavo – Pará) e nº 05/2023 Demais Áreas (Lei Paulo Gustavo – Santarém). Esses fomentos permitiram a produção cênica da quadrilha estilizada Raiar do Sertão, versão 2024, e a realização de circulação cultural a partir da manifestação da cultura popular em diversas cidades do Estado do Pará.
De junho a dezembro de 2024, diversos municípios tiveram a oportunidade de conhecer os projetos “Girando Tradições” e “De Nós “Pará” o Brasil” na região de integração do Baixo Amazonas. Destaque também para a cidade de Belterra, situada na região de integração do Tapajós, onde foi realizado o encerramento do projeto “Girando Tradições”. Já o projeto “De Nós “Pará” o Brasil” culminou em Santarém, durante uma das mais importantes celebrações folclóricas da região oeste do Pará: o Festival Folclórico da cidade.
“O fomento da Lei Paulo Gustavo possibilitou a realização de um grande projeto pelo grupo, cujo encerramento integrou o cronograma e teve o prazo para entrega do relatório de execução entre 1º e 31 de dezembro de 2024. Após a execução dos projetos, foi realizada a prestação de contas conforme as exigências e regras dos editais. Apesar do desafio de gerenciar um grupo com mais de 80 integrantes, a conclusão foi bem-sucedida, deixando o grupo qualificado para futuros editais e com expectativas positivas para 2025”, destacou Aderley Jesus, representante legal do grupo Raiar do Sertão.
Celebrando mais de 10 anos de existência, a quadrilha Raiar do Sertão tem se destacado por sua atuação contínua e impactante em Santarém. Desde sua criação, o grupo se dedica à mobilização de diversos núcleos comunitários em vários bairros da cidade, com o propósito de formar grupos de jovens entre 14 e 35 anos, muitos deles em situação de vulnerabilidade social.
O grupo folclórico desenvolve suas atividades de forma ininterrupta desde sua fundação, realizando mais de 50 apresentações anuais. Essas apresentações são levadas a bairros e comunidades que, de outra forma, não teriam acesso às atividades artísticas ligadas à cultura popular. Além da cidade de Santarém, o reconhecimento conquistado pelo grupo permite que a Raiar do Sertão expanda suas ações e performances para diversos municípios da região oeste do Pará.
O Impacto