Já são 15 os municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, anuncia Setur

Em dezembro, a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) anunciou a inclusão de 15 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, avançando no Programa de Regionalização do Turismo. O mapeamento nacional reconhece a organização dos municípios em gestão turística e facilita o acesso a recursos para infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e projetos estratégicos.

Municípios como Cametá, Itaituba, Maracanã, Salinópolis reafirmaram sua presença no Mapa, enquanto novos destinos como Colares, Igarapé-Açu e Santa Izabel do Pará marcaram uma conquista inédita. A entrada de Santa Bárbara do Pará é especialmente relevante, completando a participação da Região Metropolitana de Belém no Mapa, tornando-a uma das poucas regiões do Brasil com essa abrangência.

Essa inclusão reflete o compromisso do governo em promover o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. Para ingressar no Mapa, os municípios devem cumprir critérios estabelecidos pela Portaria MTur nº 41/2021 como planejamento turístico, gestão pública e orçamento para o setor. A Setur oferece assessoramento técnico aos gestores municipais para facilitar a adesão e acompanhamento no processo de análise e aprovação pelo Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento estratégico para definir áreas prioritárias para políticas públicas e impulsionar o turismo nas regiões. A Setur também organiza seminários para capacitar gestores municipais, reforçando o turismo como um eixo de desenvolvimento sustentável e inclusão social no Pará.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Agência Pará

Imagem: Reprodução/Agência Pará

 

 

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *