Codec impulsiona desenvolvimento econômico do Pará com estratégias

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) reafirmou seu papel como principal articuladora do desenvolvimento econômico no estado, alcançando resultados expressivos que fortalecem a economia paraense. A Companhia atua para ampliar as oportunidades de investimentos estratégicos, e fechou o ano de 2024 com resultados positivos para o setor do desenvolvimento industrial.

No âmbito da comercialização de áreas nos Distritos Industriais, a Codec registrou um marco ao negociar 374.662,39 m² em terrenos distribuídos entre os Distritos de Barcarena, Breves, Marabá e Ananindeua. Esses projetos atraíram empresas de setores variados, destacando-se a Allmazon, no Distrito de Breves, que consolida a bioeconomia como vetor de desenvolvimento sustentável no arquipélago do Marajó.

No Distrito de Barcarena, a multinacional marroquina OCP Group deu início a um grande projeto voltado ao setor de fertilizantes. Um reforço à vocação industrial do município que contribui para o agronegócio nacional, com ela, já somam-se quatro indústrias do mesmo perfil no DI do município.

A Codec também se destacou por suas iniciativas de promoção do Estado em eventos estratégicos no Brasil e no exterior. Participações em eventos como a Feira da Indústria do Pará (FIPA), o Brasil Investment Forum e a M&T Expo e eventos nacionais como Belém Connection, em São Paulo, foram fundamentais para posicionar o Pará como um destino atrativo para investimentos em setores como mineração, bioeconomia, logística e energia renovável. Nessas ocasiões, a Codec não apenas apresentou as potencialidades do Pará, mas também fortaleceu relações institucionais com grandes investidores e empresas de projeção global.

Outro avanço significativo foi registrado na condução de projetos estruturantes, como o desenvolvimento do Distrito Industrial de Santarém, que deu um importante passo com a conclusão da desapropriação de áreas destinadas à sua implantação. Esse projeto tem potencial para gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e consolidar Santarém como um polo estratégico de logística e processamento industrial na região.

Paralelamente, a Codec avançou na estruturação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, um projeto que tem como objetivo alavancar as exportações paraenses, agregar valor às cadeias produtivas e ampliar a competitividade internacional do estado.

A atenção aos Distritos Industriais também foi redobrada, com esforços voltados à revitalização da infraestrutura e à gestão eficiente das áreas industriais. Nos Distritos de Marabá, Ananindeua e Barcarena, as ações foram implementadas para atrair novos empreendimentos e assegurar o desenvolvimento sustentável desses polos.

Além disso, a Codec assumiu uma postura ativa no fomento à inovação e sustentabilidade, promovendo estudos e projetos que alinham o crescimento econômico às diretrizes de responsabilidade ambiental e social. Essas ações refletem a visão de um Pará moderno, dinâmico e conectado às demandas globais.

“Com esses resultados, a Codec encerrou o ano de 2024 reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a diversificação da economia estadual e a geração de oportunidades para a população paraense e, certamente, este ano de 2025, faremos muito mais pelo desenvolvimento industrial do Estado, dando continuidade aos projetos de criação de novos distritos e apoiando as prefeituras dos nossos municípios e quem deseja investir no Pará”, explicou o presidente da Codec, Lutfala Bitar.

Fonte: Agência Pará

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *