Inédito na TV, documentário sobre resistência indígena na região do Baixo Tapajós estreia neste sábado
O documentário Retomada (2024), dirigido por Ricardo Martensen, conta a luta de 13 grupos indígenas do Baixo Tapajós, no Pará, contra as agressões ao meio ambiente e às suas culturas. A região é conhecida por pressões do agronegócio, mineração, desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e poluição das águas.
A produção procura dar visibilidade à realidade e resistência desses povos originários pela preservação de suas terras e culturas, diante dos desafios impostos pelo avanço do agronegócio e das atividades predatórias na região do Baixo tapajós.
O docmentário é dividido em três histórias: a da aldeia Castanhal dos Tupinambá, liderada por Estévina, que busca preservar sua identidade e a floresta; a da aldeia Açaizal dos Mundurukus, cercada pela soja e que sofre com venenos e a seca dos igarapés; e a de Cristian Arapiun, um jovem militante que mora em Santarém trabalha na comunicação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns.
O documentário de 72 minutos, que estreou em abril no festival É Tudo Verdade em São Paulo e Rio de Janeiro, terá sua exibição no Canal Brasil neste sábado, 11 de janeiro, às 20h.
Por Rodrigo Neves com informações de O liberal
Imagem: Reprodução