Pará aposta em escolas de tempo integral para combater a evasão escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou, para 2025, 49 novas unidades escolares que adotarão o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico. Esse número representa um crescimento significativo em relação aos anos anteriores.

A iniciativa é mais um esforço do governo do Pará em combater tanto a evasão escolar, quanto melhorar a qualidade do ensino oferecida no estado.

De acordo com Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação, a ampliação do ensino integral é uma grande prioridade do governo, pois oferece aos alunos não apenas mais tempo na escola, mas também um suporte pedagógico robusto, com atividades como clubes e projetos que enriqueçam o processo de aprendizagem. O secretário também destaca que o modelo fortalece os vínculos dos estudantes com a escola, o que contribui para um maior pertencimento e, consequentemente, para um melhor desempenho acadêmico.

A ampliação das escolas de tempo integral no Pará resulta de um investimento contínuo em infraestrutura e na implantação do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que oferece maior autonomia e protagonismo aos gestores escolares. Além disso, há foco na formação de professores para criar um ambiente de ensino mais adequado. As escolas de nesse modelo oferecem uma jornada de 9 horas diárias, com 45 horas semanais, e garantem três refeições diárias aos estudantes.

Esse modelo visa promover a autonomia, a solidariedade e a competência, além de melhorar os resultados no Ideb. A iniciativa busca proporcionar uma educação mais equitativa e de excelência para todos os alunos, priorizando o desenvolvimento integral e o acesso a diversas áreas do conhecimento.

Edjane Modesto, diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Gerson Peres, em Breves, na Região de Integração Marajó, diz que “O ensino regular e o ensino de tempo integral têm muita diferença. É muito importante dizer que só o tempo de escola já influencia muito no desenvolvimento dos alunos, assim como os projetos desenvolvidos. A gente teve essa prova em relação ao nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Alcançamos o primeiro lugar ano passado. Elevamos de 3.3 para 4.9. O diferencial é notório e impacta diretamente na formação e no desenvolvimento desses alunos”.

Além disso, a expansão das escolas de tempo integral reflete diretamente no aumento das matrículas. Enquanto em 2018, apenas 6 mil alunos estavam matriculados nessa modalidade, em 2025, esse número saltou para 48 mil, um aumento de oito vezes na capacidade de atendimento.

Esse crescimento evidencia o compromisso do governo em proporcionar a todos os estudantes do Pará uma educação integral de qualidade, visando o desenvolvimento pessoal e a realização de seus projetos de vida.

Por Rodrigo Neves

O Impacto

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