Moradores do Pajuçara e adjacências denunciam ruas precárias, falta de coleta de lixo e transporte público
Os moradores das Camunidades do Pajuçara, Carapanari e São Francisco na região do Eixo Forte em Santarém, novamente entraram em contato com a reportagem do Jornal O Impacto denunciando as ruas precárias, falta de coleta de lixo e transporte público.
Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp
Os comunitários inclusive escreveram uma nota em forma de reclamação direcionada ao gestor municipal, Zé Maria Tapajós.
“As comunidades, por meio desta, vêm manifestar profunda insatisfação com a situação atual enfrentada de drenagem, que ainda não foi resolvida, como também transporte coletivo e coleta de lixo. Em relação à drenagem, ouve um serviço paliativo que, infelizmente, não teve resultados significativos, continuando as erosões”.
Ainda conforme os moradores, as denúncias relacionadas ao transporte são justamente por falta de acessibilidade para outras comunidades localizadas no percurso das interpraias (Carapanari, São Francisco e adjacentes). “Pois atenderia as necessidades dos moradores, estudantes, visitantes e turistas, uma vez que o aumento de cidadãos dessa região está cada vez maior”, enfatizam.
Os denunciantes também demonstraram preocupação com a falta de coleta de lixo, pois de acordo com eles são irregulares e gera incertezas. Os comunitários até sugeriram o uso de contêineres em pontos estratégicos, desta forma, evitaria acúmulo de resíduos nas ruas e degradação do meio ambiente.
“Confiantes no compromisso da prefeitura com o bem-estar das comunidades, preservação do meio ambiente e turismo local, solicitamos as medidas necessárias para solucionar esses problemas garantindo uma melhor qualidade de vida para os moradores do Pajuçara e adjacências”, concluem os comunitários.
Nossa equipe de reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura Municipal de Santarém, que nos enviou a seguinte nota, veja a seguir:
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), informa que em contato com a empresa terceirizada da coleta de lixo, a Terraplena, foi constada um falha operacional nas comunidades, mas reforça que será normalizado nesta semana os dias regulares da coleta nessas áreas: terça, quinta e sábado.
Em relação a recuperação das vias, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), informa que está fazendo um levantamento dos serviços que precisam ser realizados nessas áreas.
Sobre o transporte público, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito( SMT) informa que a a partir do mês de fevereiro a linha Aeroporto/Pajuçara passará a rodar com dois veículos, para melhor atendimento à comunidade.
Matéria atualizada às 9h59*
Por Diene Moura
O Impacto
Importante a mobilização da população para denunciar a falta de infraestrutura e coleta de lixo. A comunidade sofre com o lixo acumulado e que trás muitos prejuízos à saúde e bem estar da população local.