Agendamento para emissão do RG é alvo de reclamações em Santarém

A solicitação para primeira ou segunda via da Carteira de Identidade na Polícia Civil e na Estação Cidadania não tem sido uma missão fácil.

Na terça-feira (28), o Jornal O Impacto recebeu reclamações de cidadãos que estão realizando o agendamento no site da Polícia Civil, cujas solicitações estão sendo marcadas para mais de quatro meses de espera em Santarém.

As datas são preenchidas automaticamente pelo sistema, conforme a disponibilidade, portanto, o emissor não tem a opção para escolher.

Um dos leitores do Jornal O Impacto relatou: “Porque de tanta demora em emitir a carteira de identidade, pois fui solicitar a emissão da primeira via ao meu filho que está necessitando do documento com urgência. Outra questão é que o processo é todo on-line, mas o que intriga é que o meu foi marcado somente para daqui a 5 meses, enquanto meu vizinho fez o mesmo procedimento e conseguiu agendamento para daqui a 20 dias, fica a dúvida: por que a discrepância de datas?”, reclamou o denunciante.

Outros informaram que conseguiram agendar apenas para setembro e novembro de 2025.

Vale ressaltar que para emissores que recorrem à 2ª via, o passo é agendar, efetuar o pagamento do boleto e confirmar o pagamento no site: ‘agendamento. pc.pa.gov.br’, nos casos de quem não se enquadrar na opção de possuir boletim de ocorrência por furto ou roubo em até 30 dias.

O espaço segue em aberto para manifestações das autoridades.

Por Wandra Trindade

O Impacto

Foto: Ilustrativa

 

 

11 comentários em “Agendamento para emissão do RG é alvo de reclamações em Santarém

  • 25 de março de 2025 em 09:31
    Permalink

    Solicitei agendamento em março 2025. Agendaram para 01/12/2025. Como mudar essa instituição?

    Resposta
    • 29 de março de 2025 em 15:46
      Permalink

      absurdo! as pessoas ficarem 4h na fila debaixo de sol forte. Uma mulher saiu torrada por causa do sol, ficou das 08 as 13h na fila na polícia civil.

      Resposta
  • 25 de março de 2025 em 09:16
    Permalink

    E isso tudo (sinais de corrupção, descaso) dentro da Polícia Civil. O cúmulo!

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 19:10
    Permalink

    OUTRA COISA É SOBRE O BOLSA FAMÍLIA, EM MOJUÍ DOS CAMPOS ,DESDE NOVEMBRO DE 2024 QUE ESTÁ EM RECESSO E NADA ATÉ AGORA.

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 13:00
    Permalink

    isso e um absurdo por que já paguei a taxa pra tira o RG do meu filho e até agora não tem agendamento que pais eh esse

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 11:25
    Permalink

    O Estado do Pará ainda e um dos poucos que emite documento de identidade em modelo antigo com a letra muito miúda.

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 10:28
    Permalink

    Aqui em Santarém tbm tive que pagar 50 reais pois precisava com urgência da RG. Em Santarém pedem propina também

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 10:27
    Permalink

    Aqui em Santarém tbm tive que pagar 50 reais pois precisava com urgência da RG.

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 08:53
    Permalink

    Uma vergonha esse estado, em Santa Catarina não leva mais de 1 hora pra tirar um simples RG!

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 08:43
    Permalink

    Em Manaus está igual. A polícia civil e políticos do Amazonas sabem e fazem parte de um esquema de corrupção e extorsão para retirada de RG. Os servidores públicos ligados aos PAC’s onde se tira o documento, vendem agendamento por 50 reais. Quem conseguiu foi quem pagou. Eu descobri o nome e CPF de servidor envolvido no esquema e tenho áudios e o comprovante de pagamento que eu mesma fiz para esse estelionatário. Eu não fui furar fila. Eu só queria ver até onde iria a cara de pau! Hoje estou num PAC com a minha vizinha idosa e que precisa do RG para aposentadoria e eu preciso para aposentadoria por CID. F31.1. Já denunciei professor pedófilo nesse estado onde todos são corruptos e é do maior ao menor! Não é possível confiar na polícia e nem no MP do Amazonas. Todos são envolvidos! E talvez estejam extorquindo as pessoas no Pará também. Vou protocolar a denúncia no MPF e pedir que investiguem esse servidor. Nos áudios ele pede que eu indique clientes para ele e os clientes são pessoas vulneráveis e que precisam do documento para um emprego ou benefício. Na segunda-feira não tinha sistema. Eles vendem as vagas e eu tenho nome e CPF e eu paguei para ver se era verdade. Estou aqui na fila para desmascarar esses desgraçados. Esses agendamentos por fora e pagos, não possuem o protocolo emitido pela internet. Eles enviam o código para a pessoa e não consta no sistema. Consta na lista prioritária. Desgraçados! Vagabundos travestidos de servidores públicos!

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2025 em 07:16
    Permalink

    MUITA SACANAGEM E FALTA DE RESPEITO COM O SER HUMANO PRA CONSEGUIR UM DOCUMENTO QUE E DOREITO.NOSSO!!! OS ÓRGÃO TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E AGILIZAR ESSE PROCESSO!!!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *