Parceria entre o governo do Pará e ONGs fortalece monitoramento e fiscalização ambiental no estado
Na última segunda-feira (3) foi formalizada entre o governo do Pará e a ONG Onçafari uma parceria que tem por objetivo aprimorar a fiscalização ambiental no estado. De início, foram entregues 120 tablets, 40 impressoras térmicas e 4 drones que ampliarão as ações de monitoramento e prevenção de queimadas em áreas protegidas.
Foi anunciada também a criação de um Centro de Referência para a Conservação da Amazônia no Sul do Pará, que será instalado no Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul em uma área de aproximadamente 1.000 hectares, entre os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso.
A parceria também inclui a criação de um sistema de monitoramento de queimadas, com dados em tempo real dos satélites do INPE e da NASA, e a entrega de 10 veículos especiais para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no valor de R$ 3,1 milhões.
O projeto tem como objetivo combater o desmatamento e proteger a floresta, com ações que incluem pesquisa, educação ambiental, e ecoturismo. O apoio de organizações internacionais como Re:wild e Fundo Bezos também é fundamental para o sucesso da iniciativa.
O novo sistema de monitoramento de queimadas, chamado Turi, utilizará dados quase em tempo real dos satélites do Inpe e da Nasa para auxiliar no combate ao desmatamento e nas ações de prevenção. O objetivo é aprimorar o monitoramento da Semas e ajudar gestores ambientais, bombeiros e a Defesa Civil a tomarem decisões baseadas em dados meteorológicos e riscos de fogo. Em fase de testes e refinamento, o sistema estará disponível em junho, no início da estiagem, e ajudará na detecção de focos de fogo e na tomada de decisões para a contenção de incêndios na região.
Por Rodrigo Neves com informações da Semas
Imagem: Reprodução/Semas
O Impacto