Programa Pecuária Sustentável prepara retorno de produtores rurais paraenses ao mercado da carne

Na última quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará realizou uma oficina sobre a “Modelagem de voucher para Requalificação Comercial de pequenos produtores”. O objetivo foi discutir mecanismos de incentivo, como a concessão de vouchers para ajudar os pequenos produtores a financiar os custos do processo de requalificação, permitindo que eles voltem a comercializar com frigoríficos.

Este processo faz parte do programa da Pecuária Sustentável do Pará, lançado pelo Governo do Pará durante a COP 28, em Dubai, que tem como objetivo regularizar os produtores de carne no estado, especialmente aqueles impedidos de vender para frigoríficos devido ao desmatamento ilegal. A Requalificação Comercial oferece incentivos para assistência técnica e recuperação desses ambientes desmatados, facilitando o retorno desses produtores ao mercado de carne formal.

Os produtores que desejam participar do programa precisam comprovar a regularização ambiental, incluindo a recuperação da vegetação desmatada. O processo é totalmente digital, permitindo que os produtores acompanhem sua situação. Após receberem a Declaração de Legalidade Comercial, os produtores devem seguir com a regularização ambiental e comprometer-se com a recuperação de áreas degradadas. Caso o processo não seja seguido adequadamente, a certidão de adequação será cancelada, impossibilitando a comercialização da carne. 

 

Por Rodrigo Neves com informações da Semas

Imagem: reprodução/Agência Pará

 

 

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *