Deputado João Pingarilho coloca em pauta na ALEPA o Distrito Industrial e Área Portuária II em Santarém
Na Assembleia Legislativa do Pará, nesta manhã de terça-feira (11/02), o deputado estadual João Pingarilho (Podemos) fez seu pronunciamento pela primeira vez pautando as obras da Trans-Uruará, o Distrito Industrial e a Lei N° 10.837/2024 (Fundo de Desenvolvimento Econômico).
Reconheceu os investimentos do governo do Estado na pavimentação da PA 370, que trará integração e desenvolvimento socioeconômico para a região oeste do estado. E pediu que de igual modo a gestão pública também avance no processo existente para instalação do Distrito Industrial e Área Portuária II, em que a Alepa contribua dentro de suas competências com a celeridade do processo.
“A PA-370 é uma obra que brevemente será entregue e contribuirá significativamente com o desenvolvimento da região, garantindo rapidez, segurança, mobilidade e acessibilidade. É uma etapa importante para o desenvolvimento da região, que tem forte vocação para escoamento de grãos, cacau, pecuária e outras atividades, por isso é importante avançar com a instalação do Distrito Industrial e Área Portuária 2, em Santarém”, destacou o deputado.
E por último mencionou as tratativas sobre a alteração da lei N° 10.837/2024, sugerindo que entre em vigor a partir de 2026 e que seja feita a revisão dos valores, em que se consiga chegar em um ponto de equilíbrio entre o Estado e o setor produtivo. A lei Fundo de Desenvolvimento Econômico estabelece uma contribuição não compulsória, que financiará projetos de infraestrutura e logística.
Fonte: Ascom/Dep. João Pingarilho
O Impacto