Inclusões e renovações reforçam a presença do Oeste do Pará no Mapa do Turismo Brasileiro

Quatro municípios do Pará renovaram sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro e um foi incluso. As presenças de Almeirim, Anapu, Oriximiná, Tucumã e Monte Alegre não só consolidam a posição do Pará no turismo nacional como também promovem a representatividade do estado no cenário nacional.

Para Hugo Almeida, interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), essas renovações demonstram a continuidade da gestão pública e oferecem novas oportunidades para fortalecer as economias locais e atrair investimentos tanto para o estado quando para esses municípios. Enquanto a inclusão de Monte Alegre reflete os esforços em expandir o turismo nas diversas regiões do estado, destacando suas riquezas naturais e culturais.

O Mapa do Turismo Brasileiro é parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), e identifica áreas prioritárias para políticas públicas no setor e garante acesso a recursos para investimentos em infraestrutura, promoção de destinos e capacitação profissional. A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de gestão turística, estando apto a captar recursos federais.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enfatizou a importância dessas conquistas. “A integração de mais municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo do nosso compromisso em estruturar o setor em todo o Estado. Isso não apenas fortalece o turismo regional, mas também gera emprego, renda e oportunidades para a população paraense. Com essas atualizações, o Pará reforça seu compromisso com o desenvolvimento turístico sustentável, buscando sempre valorizar as potencialidades locais e promover o crescimento econômico e social das comunidades envolvidas”, destacou.

Para integrar o Mapa, os municípios devem cumprir requisitos como ter uma gestão turística organizada, dotação orçamentária específica para o turismo e serviços turísticos regularizados, entre outros critérios. A participação no mapeamento nacional permite acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento do setor.

O Turismo no Pará

O Pará fechou 2024 com um fortalecimento significativo na área do turismo graças ao Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal e à parceria com o Programa de Regionalização do Turismo. O foco foi capacitar gestores, promover seminários e fortalecer os Conselhos Municipais de Turismo, promovendo uma governança mais inclusiva e alinhada às necessidades locais para consolidar a gestão turística como um motor para o desenvolvimento econômico e social.

Os resultados foram expressivos: 63 municípios do Pará foram registrados no Mapa do Turismo Brasileiro em 2024, com 19 deles sendo incluídos pela primeira vez. Isso garantiu maior acesso a recursos federais e ajudou a descentralizar o turismo no estado, fortalecendo economias locais e consolidando novas regiões como destinos turísticos importantes.

“Essas ações, reforçam a posição do Pará como um dos principais destinos turísticos do Brasil, combinando políticas de regionalização com um modelo de desenvolvimento sustentável que beneficia tanto as comunidades quanto os visitantes. O programa, além de gerar impactos econômicos, promove a valorização das identidades culturais e naturais de cada região, consolidando o estado como uma referência no turismo nacional”, disse Eduardo Costa.

Municípios Paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro:

Região Turística de Belém: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará.

Região Turística Amazônia Atlântica Guamá: Curuçá, São Miguel do Guamá, Igarapé-Açu, Maracanã, Castanhal, Magalhães Barata, Marapanim, Santa Izabel do Pará, Inhangapi, Colares e São Caetano de Odivelas.

Região Turística Amazônia Atlântica Caeté: Salinópolis, Augusto Corrêa e Bragança.

Região Turística das Florestas do Marajó: Breves e Portel.

Região Turística dos Campos do Marajó: Soure e Ponta de Pedras.

Região Turística Lago de Tucuruí: Novo Repartimento, Jacundá e Itupiranga.

Região Turística do Tocantins: Abaetetuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru.

Região Turística do Capim: Paragominas, Rondon do Pará, Ourém, Dom Eliseu, Tomé-Açu e Ulianópolis.

Região Turística do Xingu: Altamira, Vitória do Xingu, Anapu e Medicilândia.

Região Turística Carajás: Eldorado dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Piçarra e São João do Araguaia.

Região Turística do Araguaia: Conceição do Araguaia, Sapucaia, Xinguara, Tucumã, Água Azul do Norte, Redenção, Rio Maria, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Região Turística do Baixo Tapajós: Santarém e Belterra.

Região Turística do Alto Tapajós: Jacareacanga, Itaituba e Trairão.

Região Turística Rio Amazonas: Oriximiná, Óbidos e Belterra.

 

 

Por Rodrigo Neves com informações da Setur

Imagem: Reprodução/Agência Pará

 

 Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *