Passageiros deverão entrar pela porta dianteira nos ônibus do transporte coletivo urbano de Santarém

Na quinta-feira (13), o Conselho Municipal de Transporte (CMT) de Santarém, aprovou a mudança solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Santarém (SETRAN).

A partir do dia 24 de fevereiro, os passageiros do sistema de transporte coletivo urbano de Santarém, terão que entrar nos ônibus pela porta dianteira.

Receba notícias direto no WhatsApp seguindo o canal de O Impacto

De acordo com o Sindicato, o embarque dos passageiros exclusivamente pela porta dianteira é uma ação para aprimorar a segurança, organização e eficiência do transporte coletivo. A porta traseira, por sua vez, será usada apenas para desembarque.

Ainda conforme o SETRAN, a implementação da mudança trará mais controle sobre o fluxo de passageiros e poderá resultar em uma redução significativa nas fraudes relacionadas ao pagamento da tarifa, um desafio que persiste por anos nas operadoras de transporte.

Além de elevar a segurança, ao permitir que motoristas e cobradores monitorem mais de perto o acesso aos veículos, a nova configuração busca atender às necessidades de um grupo vulnerável na sociedade: pessoas com mobilidade reduzida. O sistema será adaptado para facilitar o embarque de idosos, gestantes e pessoas com deficiência, criando assim um ambiente mais acessível e acolhedor.

Para o Sindicato, outros benefícios incluem um fluxo de passageiros mais organizado nos pontos de embarque e desembarque. A separação clara entre a entrada e a saída será fundamental para evitar congestionamentos internos nos ônibus, otimizando o tempo de parada e melhorando a experiência de todos os usuários.

Acompanhe abaixo o vídeo da entrevista do advogado Tiago Ferreira, representante da STARTEC:

18 comentários em “Passageiros deverão entrar pela porta dianteira nos ônibus do transporte coletivo urbano de Santarém

  • 15 de fevereiro de 2025 em 13:44
    Permalink

    além de aumentarem a passagem de ônibus, ainda tem essa de os passageiros entrarem pela frente e saírem por trás, isso vai geram uma grande. on fusão… até parece que vai solucionar o problema… o solução é que deveria vim mas ônibus para Santarém e diminuírem a passagem os passageiros…. isso mesmo advogado da classe estudantil.

    Resposta
  • 15 de fevereiro de 2025 em 12:29
    Permalink

    Ontem mesmo tava falando sobre essa entrada p porta de trás, eu particularmente não gosto pelo fato da catraca ficar quase na saída, já aconteceu de eu quase ficar presa ou cair por conta que memso estando na frente perto p passar o motorista arranca e fica ruim p descer ,então eu acho que é o certo mesmo essa mudança tem.muita coisa p melhorar mas essa eu aprovo!!

    Resposta
    • 15 de fevereiro de 2025 em 11:28
      Permalink

      Essa mudança será boa, porém isso já era p/ ter acontecido a anos atrás se realmente for pensando na segurança do passageiro ao entrar no veículo. Mas acredito que a preocupação maior do sindicato não é essa e sim as FRAUDES.

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 20:19
    Permalink

    nas grandes cidades , principalmente aqui em São Paulo, esse método de acesso pelos passageiros ao interior do ônibus; é uma constante, e não há problemas nisso, muito pelo contrário, é seguro e organizado.

    Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 17:39
    Permalink

    Acredito que essas coisas só criam para dificultar as coisas, a qualidade da demanda deixa a desejar, o atendimento péssimo!
    Tanta coisa para ser melhorada mas preferem ir para o lado mais difícil ‍♀️

    Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 17:08
    Permalink

    E com relação ao cumprimento de horários nada?
    Outra situação é aos Domingos, a única empresa que dispõe ônibus é aquela do eixo forte.
    Esse Conselho funciona como uma mãe para os donos de empresas de ônibus.

    Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 16:44
    Permalink

    Esse sistema tem nas grandes cidades e não é bom!!! já vi muitos acidentes de passageiros caírem, quando o ônibus vai saindo e até morte.

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2025 em 19:17
      Permalink

      Verdade, mas a preocupação aqui dessas empresas não é a segurança, mas a possibilidade de nao receber a passagem. Um sistema brutal, máquina de moer gente!

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 16:03
    Permalink

    Tanta coisa pra melhorar o serviço e vão mexer no que não vai mudar nada, inicialmente vai da uma grande labirintos e enjoo por caminhar sentido contrário, eu vou nem tentar que no mínimo vou passar muito mico até acostumar

    Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025 em 12:26
    Permalink

    ENTRAR PELA PORTA DA FRENTE NAO É O PROBLEMA. O PROBLEMA É OS MOTORISTA PARAREM NO LUGAR CERTO AO INVÉS DE NO MEIO DA RUA. COMO EU TENHO VISTO SEMPRE.

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2025 em 15:59
      Permalink

      vdd
      tem um motorista do nova r. prefeitura que não para na parada da anisio com sorriso de maria, ele para na rotatória indo para o outro lado da anisio sentido câmara municipal.

      Resposta
      • 14 de fevereiro de 2025 em 19:41
        Permalink

        Isso mesmo! Também passo por esse estresse quando pego esse ônibus.
        Segundo esse motorista no local solicitado para ser feito a parada ( na esquina da Anisio Chaves com Sorriso de Mª ” não tem parada oficial.” Lá no local EXISTE SIM A PLACA DE PARADA DE ÔNIBUS. Atenção, SETRANS, Empresa desta linha ( Nova República Prefeitura, Hospital Regional) Fiscalizem isso.

      • 14 de fevereiro de 2025 em 20:18
        Permalink

        nas grandes cidades , principalmente aqui em São Paulo, esse método de acesso pelos passageiros ao interior do ônibus; é uma constante, e não há problemas nisso, muito pelo contrário, é seguro e organizado.

      • 15 de fevereiro de 2025 em 07:50
        Permalink

        o motorista não vai ter visão direita pelo retrovisor pra ver se o passageiro já desceu direito ou se ainda tem alguém. Devem mudar o Cobrador lá pra trás pra ele informar o motora o arranque, senão vão cair muitos idosos e novos também.

  • 14 de fevereiro de 2025 em 05:22
    Permalink

    Essa é uma questão que a anos vem sendo discutida e já fora feitas várias mudanças no sentido de melhorar e até trazem resultados mas nunca resolveu o problema, no sentido de evitar que os trocafores façam um arroz, com certeza trás efeito, na organização do embarque, blz, o problema vai ser no desembarque, não por ser na porta traseira, mas sim, pela pressa de muitos motoristas, muitas vezes pela disputa por passageiros, e ate pela irresponsabilidade de alguns, isso é algo que deve ser trabalhado e corrigido, mas concordo com a mudança, tudo que é feito no sentido de melhorar é bem vindo.

    Resposta
    • 15 de fevereiro de 2025 em 08:16
      Permalink

      Tudo interesse político e dos donos de empresas.
      Nada de preocupação com usuários, motoristas nem com cobradores.
      Além de tudo irá arrasar ainda mais as viagens devido a entrada ser na porta estreita dianteira.
      acidentes virão sim principalmente de idosos caírem ao descerem e também motoristas arrancarem sem perceberem que ainda tem passageiro descendo.
      também sou de capital onde implantaram isso e já fizeram pensando em posteriormente demitir cobradores e o motorista fazer as duas funções.
      Podem esperar.
      anotem isso.
      Políticos e empresários, nunca pensam na população, só interesse próprio.
      Cobradores, se preparem para demissões e motoristas, se preparem para trabalharem em duas funções.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *