Vigilância Sanitária realiza operação para fiscalizar pontos de venda de açaí em Santarém

Nesta sexta-feira, 14, a Vigilância Sanitária realizou uma operação de fiscalização em diversos pontos de venda de açaí na área urbana de Santarém. A ação teve como objetivo garantir que os estabelecimentos sigam as normas higiênico-sanitárias e evitem riscos à saúde da população.

Durante a inspeção, os agentes verificaram as condições de armazenamento do fruto, dos equipamentos usados na manipulação e também a comercialização do produto.

“O açaí é um alimento muito consumido na região e sua manipulação inadequada pode trazer riscos, como a contaminação por micro-organismos nocivos à saúde”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso.

 Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp

Pelo menos 17 locais foram fiscalizados e alguns deles foram notificados por irregularidades, como a falta de adequações sanitárias. Esses estabelecimentos deverão se regularizar para não perder a licença de funcionamento, entre outras possíveis penalidades.

A fiscalização também buscou orientar os comerciantes sobre boas práticas de higiene e armazenamento correto do produto.

“Essa ação faz parte do trabalho contínuo de controle do açaí, que nós realizamos desde 2023, com o objetivo de garantir que o produto não ofereça riscos à saúde dos consumidores, especialmente devido aos registros de casos de Doença de Chagas na região. A nossa dificuldade maior é com o açaí que vem de fora porque já vem embalado”, complementou Izenildo.

Além disso, os fiscais reforçaram aos comerciantes e manipuladores de açaí o convite para o curso de boas práticas em manejo e manipulação de açaí que será realizado no dia 27 de fevereiro, oferecendo a oportunidade de aprender técnicas adequadas para garantir a segurança alimentar do produto. As inscrições serão no dia 23 de fevereiro, na sede da Vigilância Sanitária, que fica no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde da Semsa (NTVS), localizado na Avenida Moaçara, nº 735 – bairro Floresta.

Ao longo de 2025, outros cursos de boas práticas serão ofertados pela Vigilância Sanitária. E para garantir a qualidade e segurança do açaí comercializado na região, já estão programadas mais duas turmas, uma para mês de junho e outra para outubro. Mas há ainda possibildiade de outras capacitações serem incluídas no calendário, caso a Vigilância Sanitária receba pedidos de entidades representativas de bairros ou comunidades.

O coordenador Izenildo Pedroso reforçou que as ações de inspeção continuarão a ocorrer periodicamente e orienta os consumidores a ficarem atentos às condições higiênicas dos estabelecimentos onde compram açaí. Para denúncias, basta entrar em contato com o Núcleo de Vigilância em Saúde (NTVS) pelo número (93) 99123-4906.

O  Impacto com informações da SEMSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *