Primeira edição de ação ambiental marca início da revitalização do Parque da Cidade

Na sexta-feira, 14, o Parque da Cidade foi palco da ação “É Hora de Abraçar o Parque da Cidade”, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e da Coordenação do Parque da Cidade. A iniciativa reuniu estudantes e diversas secretarias municipais em prol da revitalização do espaço e fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade.

As atividades iniciaram, logo pela manhã, com o serviço de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), preparando o ambiente para as demais ações. 16 servidores da equipe de roçagem da Semurb se concentraram nas áreas da entrada principal e no entorno do campo de futebol.

Ao longo da tarde, os estudantes da Escola Estadual Plácido de Castro, da 3ª série do Ensino Médio, participaram ativamente de atividades como a oficina de preparo de substrato para mudas de plantas, a pintura de pneus para reutilização como ornamentação do local, limpeza de resíduos e o plantio de mudas na área da Escola do Parque.

A titular da Semma, Vânia Portela, enfatizou a importância da ação. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação ambiental e demonstra que, juntos, podemos transformar nossos espaços públicos em locais mais agradáveis e sustentáveis para toda a comunidade”, disse.

A professora Lizandra Bonfim, que acompanhou os alunos, comentou sobre a relevância pedagógica da iniciativa. “Quando a gente está só dentro da sala de aula, não temos noção do tamanho, da grandiosidade que é você plantar uma árvore, preparar uma mudinha. Então, o convite da Secretaria de Meio Ambiente foi de suma importância, porque os alunos colocaram em prática os conhecimentos teóricos. Eles estão vendo a diferença na prática e a importância de tudo isso aqui para preservar o meio ambiente e manter o ciclo vital da natureza”, ressaltou.

A estudante voluntária, Juliane Cerdeira, compartilhou a experiência no Parque da Cidade. “Eu gostei muito de fazer o plantio das mudas, porque é uma atividade que ajuda a preservar o meio ambiente. Sair da sala de aula é bom, porque faz a gente conhecer mais a natureza, ajuda também a relaxar a mente”, afirmou.

A coordenadora do Ciam, Paula Pessoa, ressaltou que essa foi apenas a primeira edição de uma ação que será realizada mais vezes. “Nosso objetivo é tornar esse tipo de atividade uma prática contínua, envolvendo cada vez mais a comunidade na preservação do Parque da Cidade. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está planejando novos projetos de educação ambiental, que serão desenvolvidos ao longo do ano para ampliar o alcance das ações e fortalecer a sensibilização ecológica da população”, finalizou.

No início da próxima semana, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (Smt) irá realizar ainda a pintura da pista de corrida, contribuindo para a melhoria da infraestrutura do local.

 A ação contou ainda com a colaboração da Escola de Educação Ambiental – Escola do Parque/Semed, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Fonte: PMS

Foto: Rony Aires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *