Bafta 2025: Veja a lista dos principais vencedores
Realizado no Royal Festival Hall em Londres no domingo (16), o BAFTA, o “Oscar britânico”, é uma das premiações mais importantes do cinema mundial.
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, indicado a Melhor Filme de Língua Não Inglesa perdeu para Emilia Pérez, que também venceu como Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz Coadjuvante, com Zoe Saldaña. A produção ainda concorreu a outros nove prêmios, o segundo com mais indicações na premiação.
O thriller Conclave, de Edward Berger, indicado em 12 categorias, conquistou quatro prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
A surpresa da noite foi a viyória de Mikey Madison na categoria Atriz Principal por “Anora”. Outros vencedores notáveis foram The Brutalist, com quatro prêmios, e A Real Pain, que levou Melhor Ator Coadjuvante. O evento também contou com a premiação de Warwick Davis com o BAFTA Fellowship e a entrega do prêmio EE Rising Star para David Jonsson.
O evento não escapou do tom político, com o apresentador David Tennant citando e ironizando Donald Trump, mas a maior parte desta seção foi, cortada da transmissão da cerimônia pela BBC, dona dos direitos de transmissão.
O BAFTA é considerado pelos críticos de cinema como um termômetro para o Oscar, que acontece me março próximo.
Veja os vencedores nas principais categorias:
Melhor Filme
“Conclave” — Tessa Ross, Juliette Howell, Michael A. Jackman
Diretor
“The Brutalist” — Brady Corbet
Atriz Principal
Mikey Madison, “Anora”
Ator Principal
Adrien Brody, “O Brutalista”
Atriz Coadjuvante
Zoe Saldaña, “Emilia Pérez”
Ator Coadjuvante
Kieran Culkin, “A Real Pain”
Melhor Filme de Língua Não Inglesa
“Emilia Pérez” (França)
Melhor Roteiro Adaptado
“Conclave”
Melhor Roteiro Original
“A verdadeira dor”
Por Rodrigo Neves
Imagem: Divulgação
O Impacto