Prefeitura divulga programação oficial do carnaval em Santarém e Alter do Chão
Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulgou nesta terça-feira (18), a Programação Oficial do Carnaval 2025 . O anúncio ocorreu no Centro Cultural João Fona, localizado na Praça Barão de Santarém, orla da cidade. Na ocasião, foram apresentadas as atrações, datas, horários e todo o planejamento para a folia em Santarém e Alter do Chão.
“Será um carnaval diferente para atrair as pessoas a virem para Santarém. Serão quatro noites em Alter e quatro noites em Santarém. São inúmeras opções para que o santareno possa brincar o carnaval de forma segura e organizada”, destacou o prefeito de Santarém José Maria Tapajós.
Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp
O propósito é manter viva a tradição carnavalesca de rua e celebrar a cultura tapajônica promovendo as manifestações artísticas culturais, como blocos de rua, shows, folias, batalhas de confete e exposição.
Os eventos iniciam com as batalhas de confetes no dia 23 de fevereiro, culminando nos dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2025 com a participação da população em geral que se concentrarão na cidade de Santarém, na Vila de Alter do Chão e comunidades ribeirinhas, onde acontecerão as principais atrações do carnaval.

Circuito Tapajônico de Carnaval
A folia em Santarém passa se chamar Circuito Tapajônico de Carnaval como uma forma de incluir as diversas manifestações que tradicionalmente acontecem nos bairros e comunidades durante o carnaval. Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão. A atração principal será a banda Amazon Beach, que se apresenta no domingo (em Alter) e na segunda-feira (em Santarém).
“Santarém é uma cidade cultural. Mais do que apenas afirmar isso, precisamos valorizar os artistas que fazem essa festa e também aqueles que promovem outras manifestações culturais. Pensar no Circuito Tapajônico é refletir sobre seu conceito de maneira ampla: onde ele vai acontecer, como ele vai acontecer e quem serão os protagonistas”, ressaltou a secretária de Cultura Priscila Castro.
A proposta para 2025 é valorizar tradições, fomentando a economia local, incentivando a inclusão e o pertencimento comunitário e oferecendo experiências de entretenimento e lazer de forma segura, sustentável e acessível. Pela primeira vez, blocos tradicionais que desfilavam de forma independente nos bairros, entram na programação oficial.
“Vocês podem perceber que as marcas das orlas estão presentes na identidade visual do evento, justamente para simbolizar esse retorno aos nossos principais cartões postais. Em muitas cidades do Brasil, as grandes festas acontecem à beira do rio ou do mar, e nós acreditamos que isso valoriza ainda mais a nossa cultura. Aqui na região, temos uma relação muito forte com o rio, e é fundamental fortalecermos esse vínculo em nossas manifestações culturais. Assim, teremos um carnaval que reflete a identidade do nosso povo: animado, criativo e, se Deus quiser, inesquecível com a colaboração de todos”, esclareceu o secretário de Turismo Emanuel Júlio Leite.
Outra mudança será o local de realização do carnaval. Após 8 anos sendo realizado na Praça de Eventos da Anysio Chaves, a festa carnavalesca retorna para a orla de Santarém, desta vez, para a Praça Tiradentes, onde ficará montada toda a estrutura de palco e som, além das barracas para vendedores ambulantes.
O retorno dos desfiles dos blocos à orla também ocorrerá na Vila Balneária, contemplando um dos cartões postais mais procurado da região, seguindo para o palco, que será montado na Praça do Sairé. A medida atende ao pedido da comunidade e de diversos setores envolvidos na organização do evento.
O Impacto com informações da PMS