Tribunal do Júri julgará envolvidos na execução de líder de facção rival em Santarém

O Tribunal do Júri da Comarca de Santarém realiza na quinta-feira (20) o julgamento dos réus Hamilton Benjamin do Espírito Santo Filho, José Herick Rego dos Santos, Kauan Rego dos Santos, Marcos Vinicius de Oliveira Ambrósio e Silviane Santana dos Santos acusados da morte e ocultação do cadáver de Victor Matheus Almeida Franco, ocorrido no dia 21 de julho de 2023 em Santarém.

O julgamento será presidido pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, Titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, além dos Promotores de Justiça, Dra. Mariana de Macedo Dantas e Dr. Paulo Igor Barra. Realizando a acusação dos réus e na defesa devido a existência de teses conflitantes, Dr. Igor Dolzanes, Dr. Samuel Ribeiro e o Dr. Plínio T. Barros.

A vítima era conhecida como “Vitão Terror” ou “15” considerado umas lideranças da facção denominada Terror do Amapá, divisão do PCC. De acordo com as informações colhidas pelo Ministério Público do Pará ele e a suspeita estavam associados para atuação no mundo do tráfico naquele estado, porém, a mulher passou a ser monitorada pelo policiamento, e então o companheiro decidiu mandar Silviane e o filho a Santarém.

Após o deslocamento de Victor com o objetivo de encontrar sua companheira e o filho, eles ainda tiveram momentos de lazer por lugares turísticos no município do Pará sem a preocupação de se expor mesmo tendo conhecimento da existência da facção rival.

Conforme relatos, Victor Matheus foi visualizado pela última vez em julho deixando a suspeita com o filho em um apartamento alugado. Em seguida, começou a viralizar nas redes sociais imagens dele com frase ‘decretado pelo CV rival de Amapá’ e outra com ‘eliminado pelo CV rival de Amapá’ e junto um vídeo sendo exibida a cabeça dependurada pelas mãos de um dos criminosos.

Logo no início das diligências foi considerada a possível suspeita de que a mulher tivesse também sido executada, mas no decorrer das investigações constatou-se que ela havia se associado ao grupo rival onde os integrantes são os réus.

Segundo averiguações, Silviane, em parceria com o acusado Hamilton vulgo “H”, arquitetou a execução de Victor Matheus. Eles desenvolveram um relacionamento amoroso.

No dia do crime, a vítima ainda foi vista pelas imagens de segurança. Testemunhas relataram que ouviram barulhos de luta corporal e disparo de arma de fogo. Durante a verificação por filmagens do local em que residiam, foi possível vê-los adentrando e logo saindo somente a mulher com a criança.

Dois homens, identificados como Marcos Vinicius de Oliveira e Hamilton Benjamin, que estava com uma arma na mão, foram visualizados chegando poucos minutos após e logo empreendendo fuga.

Os registros nas imagens mostraram que horas depois o réu de alcunha “H” retornou ao apartamento e saiu com uma mala que possivelmente pode ter sido a cabeça da vítima, mas na madrugada o casal suspeito de envolvimento foi avistado com mais três homens.

Diante das buscas incansáveis da justiça, parte do corpo de Victor Matheus foi encontrado em uma cova às margens da BR- 163 do KM 125 da Zona Rural de Santarém.

Os réus serão julgados por três tipos de crimes constados no código penal, que são Homicídio Qualificado, Associação Criminosa Armada e Ocultação de Cadáver.

A sessão de julgamento para Hamilton e José Henrick acontecerá por Vídeo Conferência, pois estão presos em outras cidades.

Por Wandra Trindade

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *