Encontro nacional discutirá o reconhecimento das fazedoras de tacacá como patrimônio cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá, na próxima sexta-feira (21/02), um encontro com tacacazeiras da região Norte do País, para dialogar sobre o possível registro do seu ofício como Patrimônio Cultural do Brasil. A iniciativa faz parte do processo de reconhecimento das práticas tradicionais ligadas à produção e comercialização do tacacá, iguaria típica da culinária amazônica. O evento – que acontecerá simultaneamente em todas as capitais do Norte , com recurso de videoconferência – será um espaço de escuta e troca de experiências, reunindo trabalhadoras do setor , membros das secretarias de cultura e representantes do Iphan em cada estado da região .

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o ofício das tacacazeiras , compreendendo seus saberes, técnicas e a importância dessa atividade para a identidade cultural das regiões amazônicas. Além de valorizar essas profissionais, o reconhecimento como Patrimônio Imaterial pode contribuir para a salvaguarda e a transmissão desse saber para as futuras gerações.

No ano passado , as superintendências do Norte realizaram ciclos de encontros para discut ir o processo de registro do ofício das tacacazeiras . Em 2010, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), responsável pelo inventário das celebrações e saberes da cultura popular, entrou com o pedido de registro do Ofício de Tacacazeiras na região Norte no Livro dos Saberes. Desde 2023, o Iphan vem realizando estudos em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará ( Ufopa ) para subsidiar esse pedido. O investimento para essas pesquisas veio de emenda parlamentar de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA).

O tacacá é um prato produzido e consumido em diversas regiões da Amazônia brasileira , feito com produtos da mandioca, entre os quais o tucupi e a goma, camarão seco, jambu e diversos temperos.

Confira os horários e endereços do evento em cada estado participante:
ACRE
Horário local: 8h
Endereço: Iphan-AC (R. Rio Grande do Sul, 182, 2o piso – Dom Giocondo, Rio Branco)

AMAPÁ
Horário local: 10h
Endereço: Iphan-AP (Av. Henrique Galúcio , 1.242 – Centro, Macapá)

AMAZONAS
Horário local: 9h
Endereço : Iphan-AM (Tv. Dr. Vivaldo Lima, 13 – Ce ntro, Manaus)

PARÁ
Horário local: 10h
Endereço: Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso ( Blvd . Castilhos França, 522/523 – Campina, Belém)

RONDÔNIA
Horário Local: 9h
Endereço: Iphan-RO (R. Rafael Vaz e Silva, 3.150 – Liberdade, Porto Velho)

RORAIMA
Horário local: 9h
Endereço : Iphan-RR (R . Coronel Pinto, 465 – Ce ntro, Boa Vista)

TOCANTINS
Horário local: 10h
Endereço : Iphan-TO ( ACNE 1, Cj . 1, Av. Juscelino Kubitschek, R. 1, Lt . 41-A, Edifício Encanel , 5º andar – Plano Diretor Norte , Palmas )

 

 

Fonte e arte: Agência.Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *