Pará potencializa aprendizado com entrega de 36 mil notebooks para escolas da rede pública estadual
Lançado na última quarta-feira (19), o programa “Lab Pai d’Égua” no Pará representa um marco significativo na transformação da educação pública estadual, com foco na inovação tecnológica e na modernização das escolas. O investimento de quase R$ 64 milhões para a aquisição de 36 mil chromebooks, um novo tipo de computador projetado para estudos, navegação na web, escrita, reuniões de trabalho e ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e simples, que serão distribuídos em 920 escolas de todos os municípios do estado, é uma medida concreta para melhorar as condições de ensino e aprendizagem.
“Nós compramos 36 mil chromebooks para melhorar ainda mais a educação pública do Estado do Pará. Um investimento de quase R$ 64 milhões para dar esse reforço tecnológico em nossas escolas”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante o lançamento do programa.
Esse esforço visa garantir que as escolas, independentemente de sua localização, possam contar com recursos tecnológicos atualizados. Cada escola receberá um kit com 36 chromebooks e um armário para armazenar e recarregar os equipamentos, permitindo que até mesmo as salas de aula mais simples se transformem em ambientes com acesso à tecnologia de ponta. Isso ampliará as possibilidades pedagógicas além de modernizar o ensino ao garantir mais acesso à tecnologia para a comunidade escolar.
Além dessa iniciativa, o governo do Pará tem investido fortemente na conectividade e na criação de infraestrutura tecnológica, como a instalação de internet de fibra e via satélite, e na implantação de programas de robótica educacional e kits multimídia. O investimento chega a mais de R$ 600 mil. Nesse contexto, o “Lab Pai d’Égua” é apenas uma das várias ações para preparar os alunos para o futuro e garantir uma educação mais inclusiva, moderna e acessível.
“Os carrinhos que vão com os chromebooks são muito legais, em cada um deles vão 36 notebooks. Qualquer sala de aula vai poder ser um laboratório e isso é um conceito muito legal. Imagina o professor planejar uma aula, ou aplicar uma prova com um equipamento em que ele vai poder levar o carrinho muito fácil para a sala de aula. É um carrinho que tem segurança, todo um sistema de carregamento, que carrega todos os notebooks ao mesmo tempo, tem estabilidade de energia, então para ligar, desligar, para não queimar o computador, mesmo que tenha oscilação na energia, ele tem um sistema que ajuda a proteger o equipamento. E, para além disso, é importante destacar o próprio chromebook, que vem com um sistema de segurança e a gente consegue rastrear e se, por exemplo, for roubado, a gente consegue inutilizar esse computador porque ele é próprio para a educação do Pará e tem várias ferramentas pedagógicas, é de ótima qualidade”, destacou Rossieli Soares, titular da Seduc.
Em 2024, o governo do Pará inaugurou o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), voltado à promoção e inovação educacional com práticas, métodos e tecnologias que destacam a sustentabilidade e cidadania digital como parte das soluções para o enfrentamento das necessidades da educação pública. Além da unidade inaugurada, estão previstas a construção de 17 novas unidades, além de modalidades itinerantes, como barco, carreta e estruturas infláveis.
A integração da tecnologia, aliada à criação de centros de inovação e sustentabilidade, mostra a determinação do estado em não só melhorar a qualidade do ensino, mas também dar aos alunos e professores as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios educacionais.
Por Rodrigo Neves com informações da Seduc
Imagem: Reprodução/Seduc
O Impacto