Governo do Pará avança nas obras de reconstrução do Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém
O Governo do Pará avança nas obras de reconstrução, adequação e ampliação do Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, popularmente conhecido como “Barbalhão”. Palco de grandes jogos, como o clássico entre São Raimundo e São Francisco e os jogos das equipes santarenas contra Clube do Remo e Paysandu, a praça esportiva está com trabalhos intensificados, com 26% de execução, para ser reaberto ao torcedor da região em 2026.
“Assumimos o desafio de finalizar essa obra e constatamos inúmeras irregularidades construtivas, o que colocaria em risco a estabilidade desse importante palco do esporte em Santarém. Com a solução dos problemas, estamos seguindo firmes na execução dos serviços para a entrega de uma grande estrutura que envolve gramado, iluminação e arquibancadas. Queremos, um dia, ver os grandes clubes santarenos de volta às competições nacionais e o Colosso do Tapajós recebendo grandes eventos da cultura da região a partir de mais esse investimento do Governo do Estado”, falou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
O projeto inicial de reconstrução do Colosso do Tapajós passou por uma readequação através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) para garantir a recuperação estrutural do estádio. Com os novos estudos, a população santarena, apaixonada por esporte – em especial, o futebol -, poderá voltar a assistir às partidas e acompanhar os eventos culturais com total segurança.
O fotógrafo Maurício Rebouças sabe da importância do Estádio Colosso do Tapajós para todos que têm orgulho do futebol em Santarém e no oeste do Pará. Ele aguarda com expectativa a entrega para voltar ao Colosso com o filho, o pequeno Enzo, de apenas 6 anos.
“Eu, como pai, sempre tive o desejo de levar meu filho ao Estádio Colosso do Tapajós e com as obras, vêm a alegria de que eu vou poder realizar esse sonho, para que ele possa sentir essa vibração, a energia da torcida santarena vendo os times jogarem. Assistir um Rai-Fran é inesquecível. São lembranças que eu tenho e que quero reviver ao lado dele”, ressaltou.
Além do reforço e recuperação estrutural, hoje a praça esportiva está com serviços nas arquibancadas, que vão receber novos assentos e permitir o aumento da capacidade para cerca de 20 mil espectadores. Assim como na área interna, as intervenções também serão feitas ao longo de toda a área construída, com estacionamento, sala de imprensa, de credenciamento, elevadores, sala de aquecimento, vestiários, sala de árbitro assistente de vídeo (VAR), entre outros espaços.
O gramado do Colosso do Tapajós será totalmente substituído pela grama “Bermuda”, resistente e de fácil adaptação ao clima da região. Antes do plantio, o solo será nivelado e preparado para receber um sistema de drenagem que evitará alagamentos após fortes chuvas.
“A reabertura do Estádio Barbalhão é um marco para o futebol paraense, especialmente para a região oeste do estado. Mais do que um estádio, é um símbolo da paixão santarena pelo futebol, palco de grandes clássicos como o Rai-Fran, que há décadas movimenta torcedores e fortalece a identidade esportiva da região. Com sua modernização, garantimos não apenas um espaço à altura da tradição dos clubes locais, mas também novas oportunidades para o desenvolvimento do esporte, o fortalecimento das categorias de base e o crescimento da economia do futebol na região”, falou o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul.
Fonte: Agência Pará
esse estadio mostra como a família do governador são bandidos , esse estádio em em obra a 37 anos , tudo começou com jader barbalho a 37 anos e hoje está o Helder barbalho e continua mesm safadeza, família pilantra essa ..
MEU DEUS, QUANTO MOROSIDADE NESSA OBRA!
Duvido Belém ficar tanto tempo sem sua praça principal de esporte!
gostaria de respostas?
Avança, kkkkkkk,
gostaria de saber se estão pegando currículos, meu marido é pedreiro?
gostaria de saber se estão pegando currículos meu marido e pedreiro?
acho que ele ter que levar na prefeitura