Opinião: Transfordlândia e o potencial portuário para desafogar Miritituba

A reportagem do Jornal O Impacto recebeu neste domingo (16), uma possível solução para o caos que assola Miritituba após publicarmos duas matérias a respeito do tráfego de veículos, principalmente de carretas, na Vila de Miritituba, município de Itaituba.

Um leitor  relatou que o transbordo de portos em Miritituba não está dando conta na alta safra de soja mediante filas de carretas quilométricas e outros veículos que precisam trafegar no acostamento, além das condições da via com as chuvas no período amazônico.

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A solução que existe um potencial portuário seria outra estrada, a PA-114 (Transfordlândia) que tem acesso pela BR-230 (Transamazônica).

“Aqui, mesmo a quantidade grande de carreta e o descarrego do caminhão na balsa, não dá tempo, é uma carreta atrás da outra topada. Então, congestiona no inverno e verão, não tem jeito. Na alta da colheita, da safra, isso aqui é um transtorno constante”, contou.

Com a grande produção na região Oeste do Pará, um novo corredor portuário em Fordlândia resolveria vários problemas. “Para desafogar seria uma boa opção portuária entre Santarém e Itaituba, e seria um fôlego e daria para dividir o os fluxos de carretas, tanto na seca quanto no tempo de inverno”, destacou o leitor.

Vale ressaltar que o distrito de Fordlândia, entre Itaituba e Santarém, possui calha profunda no Rio Tapajós e por este motivo durante o verão intenso é considerado navegável.

Matéria em atualização*

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O Impacto

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