PM prende suspeito de tráfico de drogas em Santarém; acusado já responde roubo à joalheria
Na tarde de sábado (22), a Polícia Militar (PM) prendeu Samuel Silva Pontes, 31 anos, suspeito de tráfico de drogas no bairro Caranazal, em Santarém. A prisão foi realizada após uma abordagem durante rondas de rotina da PM, que recebeu informações de que Samuel estaria comercializando entorpecentes na modalidade “disque-entrega” utilizando uma motocicleta Honda TITAN 160 de cor cinza e placa QZA-4J02.
Durante a revista, a polícia encontrou com Samuel uma sacola contendo 14 trouxas de material esbranquiçado, possivelmente cocaína em pó, e uma trouxinha de material esverdeado, supostamente maconha. Além disso, Samuel estava acompanhado de uma mulher, que se identificou como sua prima e afirmou não saber das atividades ilícitas do acusado.
O suspeito tentou destruir seu celular Xiaomi Redmi de cor cinza no momento da abordagem, mas foi contido pelos policiais. Samuel foi preso em flagrante e, após diligências até sua residência para busca de documentos e informar seus familiares, foi conduzido à 16ª Seccional de Polícia Civil, juntamente com entorpecente apreendido.
Histórico Criminal
Samuel Silva Pontes não é desconhecido das autoridades. Em 2016, ele foi acusado de roubo majorado, relacionado a um assalto à joalheria RC Joias, ocorrido no dia 14 de janeiro daquele ano. Durante o crime, Samuel e seu comparsa, Maycon José, chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta, armados, e subtraíram joias, dinheiro e celulares das vítimas, utilizando-se de grave ameaça. Após o assalto, Maycon foi preso em flagrante com algumas joias e um aparelho celular, enquanto Samuel foi encontrado com um revólver calibre 38 e alguns objetos do roubo. Em seguida, a polícia realizou uma busca em sua residência, onde apreendeu 14 pedaços de maconha e 13 trouxinhas de cocaína.
O caso se agravou com a prisão de outros envolvidos, incluindo Jonathan Luan Eberhard, que foi encontrado em posse de uma espingarda e coletes balísticos. Além disso, uma das vítimas reconheceu a mulher de Samuel, Roberta Elik Santa de Assis, como a pessoa que esteve na joalheria horas antes do assalto para observar o local e repassar informações para os criminosos. Tanto Samuel quanto Maycon confessaram sua participação no roubo.
O Impacto
Colaborou Carlos Farias (Portal Encontro das Águas)