Professores da rede municipal participam de formação sobre Atendimentos Hospitalar e Domiciliar

Dando continuidade à Semana de Formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino de Santarém, a Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na quarta-feira, 26, o segundo dia de atividade.

Cerca de 80 professores participaram, na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), de palestras voltadas ao Atendimento Hospitalar e Atendimento Domiciliar. As duas modalidades são uma realidade presente hoje na rede municipal de ensino com quase 100 alunos atendidos, sendo três atendimentos hospitalares e outros 93 em domicílio, destes, 62 na zona urbana.

“O atendimento educacional nos hospitais é fundamental para garantir a continuidade da educação dos pacientes hospitalizados, além de promover essa integração social e emocional, ou seja, esse atendimento ajuda a minimizar as perdas acadêmicas e sociais, auxilia na recuperação física e emocional dos pacientes. Já o atendimento domiciliar é oferecido aos estudantes que, por razão de saúde ou outras necessidades, como de locomoção, por exemplo, não podem frequentar a escola. Nesses casos a Semed oportuniza a esse estudante a continuidade da educação com apoio individualizado visando, com isso, reduzir a ansiedade e o estresse e assim o aluno não ter perdas acadêmicas”, explicou o Coordenador da Divisão de Educação Especial da Semed, Nonato Sousa.

O papel do professor no Atendimento Domiciliar e Hospitalar tem limites e responsabilidades. Esse assunto foi abordado pela dupla Yveli Monteiro Lopes, Psicóloga que atua no setor Psicossocial da Semed, graduada em Psicologia e Pós-Graduanda em Neuropsicologia e Silvia Socorro Nascimento, Assistente Social pela Semed.

“O professor, além de exercer a profissão enquanto profissional da pedagogia, é parte de um grande sistema da garantia dos direitos dessas crianças, que é o acesso à educação. A ideia do professor no Atendimento Domiciliar é transformar o cômodo da casa numa extensão da escola, o mais parecido possível de todos os elementos que o aluno está perdendo por ir à escola, e não é só o conteúdo da aula, é a interação, a ambientação, as regras e limites que ele precisa seguir, como cronograma, horários, e o professor, como adentra a intimidade de uma família, ele precisa também entender os seus limites profissionais, em termos de atribuições”, destacou a psicóloga.

Outro tema tratado na programação foi a Adaptação Curricular na Prática. De acordo com a facilitadora, Professora Geisa Cabral, fazer as adaptações curriculares dentro do currículo do aluno do Atendimento Educacional Domiciliar e Hospitalar é necessário.

“Precisa-se de muito estudo, de sensibilidade, o professor que trabalha no atendimento domiciliar e hospitalar, além de todo conhecimento teórico, ele precisa ser um educador com sensibilidade, porque trabalha em cima de necessidades específicas, pedagógicas, acadêmicas e também patológicas. pontuou.

Geisa atua como Professora da Educação Especial na rede municipal. Tem graduação em Pedagogia e é Especialista em supervisão educacional e orientação educacional.

Na terceira palestra, Ana Cleude Costa, tratou sobre “Orientações para elaboração de estudos de caso, Síntese, PEI (Plano Educacional Individualizado) e PAEE (Plano de Atendimento Educacional Especializado)”, destacando que a elaboração de planos de ensino são fundamentais para a promoção de uma educação inclusiva de qualidade.

Mais formação

O ciclo de formação da Educação Especial iniciou na última sexta-feira (21) com a participação dos professores das escolas urbanas da rede municipal. Manejo do comportamento no ambiente escolar, Orientações para elaboração de estudos de caso e Adaptação curricular na prática foram assuntos abordados no primeiro encontro pedagógico.

O terceiro e último dia de formação será na próxima sexta, 28, na Escola de Artes, destinada a todos os professores da Educação Especial da rede municipal.

Fonte: PMS
Foto: Ascom- Semed

 

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