Feira do Pescado terá sete pontos de vendas durante Semana Santa, em Santarém

Ocorreu no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap),  na última quarta-feira (26) uma reunião envolvendo representantes de várias instituições públicas que trabalharão de maneira integrada na Feira do Pescado 2025, evento já tradicional na Semana Santa. A novidade para este ano em relação às edições passadas é que a feira terá quatro dias de programação – 16, 17, 18 e 19 de abril. O evento busca garantir o abastecimento e o equilíbrio do valor do produto durante o período de maior consumo do pescado.

Por conta da Semana Santa, cresce a busca por peixes na região e para atender a grande demanda da população, facilitando o acesso do consumidor ao pescado, sete locais estratégicos para vendas em Santarém estarão disponíveis, no horário das 7h às 18h. Veja quais são:

  • Parque da Cidade
  • Feira da Cohab
  • Mercado Nova República (Praça Tancredo Neves)
  • Porto dos Milagres (Orla do Porto dos Milagres, no início da Rua Uruará, bairro Uruará)
  • Primeira rotatória da Rodovia Fernando Guilhon (sentido centro bairro)
  • Residencial Salvação
  • Rodovia Everaldo Martins Km 19 – Comunidade São Pedro

A expectativa é comercializar aproximadamente 25 toneladas de pescado de diferentes espécies como: Tambaqui, Tabatinga, Tilápia, Panga, Pirapitinga, Matrinxã, Piau e Pirarucu, todos provenientes de piscicultores locais. O produto estará disponível aos clientes a partir de R$ 18,00, conforme tamanho e espécie.

“A nossa expectativa é que consigamos vender todo o nosso pescado, já que é um período muito esperado por piscicultores que ficam ansiosos pela data religiosa, pois as vendas multiplicam,” argumentou a produtora, Alessandro Nascimento.

Além desses locais estratégicos, a venda do pescado também será realizada nas tradicionais feiras e mercados de Santarém.

A Feira do Pescado permitirá a ampliação da oferta do produto em Santarém, conforme ressaltou o secretário da Semap, Bruno Costa.

“A Prefeitura de Santarém, o Governo do Estado e demais parceiros estão empenhados para realizar mais uma edição da Feira do Pescado. Evento muito esperado pela classe pesqueira e que melhora muito a economia local, estimula a produção do pescado no município, na região, e fomenta a cadeia produtiva’, disse Costa.

Para garantir segurança sanitária e, principalmente, sucesso do evento, fiscais da Semap, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Secretaria de Trânsito (SMT), além da Vigilância Sanitária e Polícia Militar, estarão atuando nos dias de programação.

Por meio de fiscalização as instituições buscam orientar os vendedores principalmente sobre o armazenamento correto do pescado, procedência, documentação necessária do produto e obstrução de vias.

A Divisão Especializada de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Semsa) vai promover ao longo do mês de abril curso gratuito de manipulação de pescado, que tem como público-alvo o setor pesqueiro, principalmente os tratadores de peixe. A iniciativa é fundamental para assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade e que atendam às normas sanitárias.

A Feira é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) e Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), via Núcleo da Pesca, além de piscicultores, dentre outros parceiros da esfera municipal e estadual.

O Impacto com informações da SEMAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *