Vídeo: Descaso no transporte público revolta moradores e turistas em Alter do Chão
Passageiros denunciam caos no embarque devido à frota insuficiente e ônibus superlotados.
No domingo, 30 de março, moradores de Santarém e turistas que se dirigiram à vila balneária de Alter do Chão disseram que enfrentaram desrespeito por parte das autoridades e da empresa Transportes Urbanos, responsável pelo transporte público no Distrito.
A situação gerou indignação entre os passageiros que se viram obrigados a registrar vídeos nas redes sociais para denunciar o caos no embarque, pois segundo eles, a situação seria corriqueira, especialmente aos domingos, sem que nada seja feito para melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo urbano.
Receba notícias direto no WhatsApp seguindo o canal de O Impacto
Os relatos citam problemas como descumprimento dos horários e a superlotação, o que demonstraria a insuficiência da frota, especialmente à noite, quando a demanda aumenta consideravelmente aos domingos. Passageiros, muitos deles turistas, se queixam da demora e dizem que a situação vem se arrastando por um longo período sem solução.
“Não é de hoje que isso acontece. Os passageiros, muitos deles turistas, são desrespeitados, sem que as autoridades ajam para resolver isso. Além de não conseguirem embarcar, quando conseguem, precisam viajar em um ônibus superlotado, o que contraria a legislação. Cadê a SMT que deveria fiscalizar e punir esse absurdo?”, desabafou João Lima, um dos passageiros que estava no local e se viu obrigado a esperar por horas para conseguir embarcar.
A denúncia destaca também a falta de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que deveria garantir a adequação dos serviços e a segurança dos passageiros, conforme determina a legislação.
Para Simone Alves, uma turista que foi à Vila Balneira, a situação é frustrante para àqueles que vêm de longe e utilizam o transporte público.
Veja o vídeo:
“Minha família mora em Santarém, e eu vim conhecer Alter do Chão, um lugar que sempre sonhei em visitar. Mas a experiência foi frustrante. A gente fica esperando o ônibus para embarcar e quando chega a hora, devido à grande quantidade de pessoas, fica logo lotado, muito acima do que é permitido, sem espaço para ninguém. É um desrespeito com quem vem de fora e com quem mora aqui”, disse.
A situação, que já gerava transtornos recorrentes, foi mais uma vez amplificada pelas imagens divulgadas nas redes sociais, revelando o caos vivido por aqueles que dependem do transporte coletivo para chegar e sair de Alter do Chão, especialmente em horários de pico, onde a fila de espera, por vezes, chega a dobrar o quarteirão.
“Essa situação é recorrente, especialmente nos fins de semana e feriados. A gente já fez várias reclamações, mas nada muda. A empresa de ônibus não coloca mais veículos para atender a demanda, e a gente fica à mercê da própria sorte. É um absurdo que a gente tenha que passar por isso para ir e vir de casa”, lamenta um morador da vila que não quis se identificar.
Nota SMT
Em nota à nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) esclareceu que tomou conhecimento sobre o vídeo que circulou nas redes sociais no dia 30 de março, mostrando dificuldades enfrentadas por passageiros que viajavam de Alter do Chão para Santarém devido ao excesso de passageiros.
“Ao tomar conhecimento da situação, a SMT prontamente notificou a empresa responsável pelo transporte para que forneça esclarecimentos sobre o ocorrido e identifique as causas que levaram a essa situação. Além disso, foi solicitado que a empresa realize um levantamento dos horários em que há maior demanda e adote medidas necessárias para evitar novas ocorrências semelhantes. A SMT reforça seu compromisso com a mobilidade e o bem-estar da população, acompanhando de perto os serviços prestados para garantir que os usuários do transporte coletivo tenham um deslocamento seguro e eficiente”.
O Impacto