Santarém amplia horários de UBS’s para melhorar acesso à saúde
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aldeia/Fátima/Laguinho, Matinha, Mararu e Salvação, situadas na zona urbana, tiveram seus horários de funcionamento ampliados, passando a atender a população das 7h às 21h, em dias pré-estabelecidos. A implementação terá início nesta quarta-feira (2).
A proposta tem como objetivo a expansão do acesso aos serviços essenciais. O projeto foi desenvolvido a partir da identificação de lacunas no atendimento e a necessidade de proporcionar uma alternativa para os cidadãos que, devido a compromissos diários ou dificuldades de horário, não conseguem acessar os serviços de saúde dentro do horário tradicional de funcionamento.
O secretário municipal de saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, explicou que a decisão de estender os horários das UBS’s foi fruto de uma análise criteriosa da situação da Atenção Primária à Saúde em Santarém.
“Esta é uma medida que surgiu após uma avaliação detalhada da nossa rede de saúde e das reais necessidades da população. Identificamos que muitas pessoas enfrentam dificuldades para acessar os serviços durante o horário convencional. A ampliação do funcionamento das UBS’s é uma resposta direta a essa demanda, visando garantir que todos tenham o acesso adequado aos cuidados de saúde, sem que isso interfira em seus compromissos diários”, afirmou o secretário.
A ampliação do horário de funcionamento representa um avanço significativo para a Atenção Primária no município e é um reflexo do compromisso da gestão municipal em promover melhorias no sistema de saúde, garantindo a acessibilidade e a qualidade do atendimento para todos os santarenos.
“Nossa gestão tem buscado alternativas para facilitar o acesso contínuo e permanente à assistência à saúde na Atenção Primária. A ampliação dos horários de funcionamento das UBS citadas surge como uma dessas soluções para melhorar o serviço disponibilizado à população”, completou o Everaldo Martins Filho.
O secretário frisou que é horário estendido não é para demanda espontânea ou pronto atendimento. É indispensável agendar consultas e exames. E as escalas de horários dos profissionais dessas equipes serão realizadas mensalmente.
Conforme o projeto, o “Horário estendido” de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde será:
Zona Sul
- UBS Mararú (Rua Presidente Costa e Silva, S/N)
- UBS Matinha (Rua Iracema, nº76)
- Atendimento em horário estendido: Segunda-feira (das 7h às 21h)
Zona Norte
- UBS Aldeia/Fátima/Laguinho (Trav. Assis de Vasconcelos, Aldeia)
- Atendimento em horário estendido: Terça-feira e Quinta-feira ( das 7h às 21h)
Zona Oeste
- UBS Salvação (Trav. Anu Preto, S/N)
- Atendimento em horário estendido: Quarta-feira e Sexta-feira (das 7h às 21h)
O Impacto com informações da Semsa