Projeto desenvolve estratégias sustentáveis para o Baixo Amazonas

Na última segunda-feira (7), assessorias técnicas do Ibam e o secretário regional de governo do Baixo Amazonas reuniram-se para dar largada ao Projeto Fronteiras da Amazônia através da elaboração dos Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs) de cinco municípios do Baixo Amazonas: Almeirim, Óbidos, Oriximiná, Faro e Alenquer. A ação, liderada pelo Ibam em parceria com o governo do estado e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, tem como objetivo fomentar o crescimento sustentável e gerar oportunidades para as populações locais, respeitando as especificidades socioeconômicas, culturais e ambientais da região.

O projeto aborda cinco eixos temáticos: segurança e migração, ordenamento territorial, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e integração regional. As equipes iniciarão as pesquisas e a escuta ativa em Óbidos, envolvendo comunidades, poder público e sociedade civil.

“Vamos identificar as prioridades e construir uma carteira de programas que será apresentada durante a COP 30, em Belém. O objetivo é que os PDIFFs sejam finalizados até o evento, consolidando estratégias de longo prazo para a faixa de fronteira”, disse Louise Rocha, do Ibam, ao explicar sobre os eixos temáticos do projeto.

Os PDIFFs serão apresentados na COP 30, em Belém, com estratégias de longo prazo para a fronteira. Além disso, o projeto apoiará a criação de Núcleos Estaduais de Fronteira, essenciais para a implantação das ações e governança territorial com a participação de comunidades quilombolas e indígenas para que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da região.

“Esse projeto é um marco para a integração e o progresso equilibrado do Baixo Amazonas. Esperamos estimular o crescimento sustentável, gerando oportunidades para nossa população, sempre respeitando as riquezas ambientais e culturais da Amazônia. O Governo do Pará será um parceiro ativo, acompanhando de perto a elaboração desses planos para garantir que as demandas locais sejam atendidas”, afirmou Nélio Aguiar, Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, sobre a importância da iniciativa.

Os resultados, incluindo diagnósticos e propostas de intervenção, serão apresentados durante a COP 30, destacando o Pará como um líder no debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O projeto

O Projeto Fronteiras da Amazônia – Arco Norte e Rondônia tem como objetivo elaborar os Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs) para a Região Norte do Brasil, abrangendo seis estados e 97 municípios próximos à fronteira. Coordenado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e com assessoria técnica do IBAM, o projeto visa apoiar o desenvolvimento local. O Ibam participará do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em fevereiro de 2025, oferecendo orientação sobre gestão pública e o PDIFFs.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Agência Pará e Ibam

Imagem: Reprodução/Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *