Barreira de fiscalização do ICMBio reduz em 41% desmatamento na APA do Tapajós

Fiscalização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Força Nacional, desmobilizou três pontos de garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, em Itaituba, no Pará, entre os dias 6 e 7 de abril. A operação destruiu três tratores, quatro motores e desmontou acampamentos de infratores. Duas aeronaves foram usadas para alcançar os alvos. A ação foi realizada na rodovia Transgarimpeira, e faz parte de um esforço contínuo de combate a crimes ambientais na área conhecido como “Arco do Desmatamento”.

De acordo com dados do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desde dezembro de 2024, quando a barreira de fiscalização foi instalada pelo ICMBio, até março de 2025, os alertas de desmatamento na região caíram 41%, de 2.133 para 1.272, e a área desmatada diminuiu 76%, de 67,08 km² para 16,26 km². Além disso, ações de fiscalização geraram R$ 7,9 milhões em multas, apreensão de R$ 56 milhões em bens e embargo de 3.800 hectares.

A barreira é mantida com a presença permanente de fiscais com apoio de outras forças de segurança, que monitoram as atividades na região, o que permite maior agilidade nas ações de repreensão a crimes ambientais.

Por Rodrigo Neves com informações da Agência.gov
imagem: Reprodução/ICMBio

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *