O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é selecionado para prêmio principal em Cannes

O filme O Agente Secreto, do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para competir pela Palma de Ouro no 78º Festival de Cannes, que acontece de 13 a 24 de maio de 2025. Esta será a estreia mundial do longa, estrelado por Wagner Moura, e ambientado durante a ditadura militar brasileira, em 1977. A história, descrita como um drama político, acompanha Marcelo, um professor universitário perseguido por agentes do governo militar, enquanto foge de São Paulo para Recife durante o Carnaval.

Mendonça Filho já participou de Cannes com Aquarius (2016) e Bacurau (2019), sendo este último vencedor do Prêmio do Júri. Em 2023, o documentário Retratos Fantasmas no festival foi exibido no festival. A seleção de O Agente Secreto reforça o destaque do cinema brasileiro no cenário internacional, meses após Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencer o Oscar de melhor filme internacional.

O filme conta ainda com um elenco estrelado, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e o alemão Udo Kier. O agente Secreto tem sua estreia nos cinemas brasileiros prevista para o segundo semestre de 2025.

Brasil em Cannes

O Brasil já foi indicado 38 vezes à premiação principal e venceu duas vezes, em 1962, com o filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, e em 1989, com O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco.

 

Por Rodrigo Neves

Imagem: Victor Jucá/Divulgação

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *