Projeto Aquaponia inicia ambientação de alevinos na Escola São Jorge
O projeto é uma iniciativa da Escola em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará e consiste no manejo de peixes e hortaliças.
O Projeto de Aquaponia, que vem sendo realizado na Escola Municipal São Jorge, na PA 370 – região do Planalto Curuá-Una I, em Santarém, dar mais um passo significativo nesta quinta-feira (10). Será dado início ao processo de ambientação de alevinos da espécie tambaqui na caixa d’água já instalada em uma área da escola onde será executado o projeto.
Em execução desde o mês passado, essa é a quarta etapa do projeto, que iniciou com visita à escola, palestra sobre o projeto e instalação da estrutura (caixa d’água).
A iniciativa é fruto de parceria com o Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas – ICTA da Universidade Federal do Pará – UFOPA.
O projeto vem ganhando destaque na escola e seu pleno desenvolvimento já desperta o interesse dos estudantes, como relata a aluna Camila Vitória: “Com esse projeto já estamos compreendendo alguns conceitos, como em matemática quando utilizamos as medidas na construção da estrutura. Também vemos na Arte quando utilizamos as pinturas e em Ciências quando trabalhamos a água, o meio ambiente”.
Esse ano, a escola se organiza para participar do Prêmio Municipal de Educação Fiscal e a diretora da escola, Profª. Sílvia Cláudia, já ver a iniciativa como uma atividade que mostra na prática o retorno racional dos impostos: “Esse projeto nos mostra que tudo que pagamos retorna em ações positivas do governo, contribuindo para o bem estar da população, principalmente de nossos estudantes que estão podendo ter a oportunidade de receber informações que vão servir para estimular o estudo e a escolha de um curso técnico, por exemplo”.
No processo de ambientação, os alunos do 9° ano serão os responsáveis pelo manejo e cuidados com os alevinos e a produção de hortaliças.
_Por Prof. Eduardo Enrique, pedagogo da Escola_