Basquete de base mostra força durante Torneio Geração de Talentos em Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel), realizou hoje, sábado, 12, na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, a 2ª edição do Torneio Geração de Talentos, desta vez com o basquete sub 22, masculino e feminino. O torneio teve como objetivo socializar e interagir com os projetos sociais de Santarém. Uma terceira ediçao do evento já está sendo planejada, no próximo dia 26, com o handebol.
Um jogo “kids” marcou a abertura do torneio que teve 13 equipes, masculinas e femininas, na disputa. A professora Wanessa Vasconcelos, coordenadora do torneio, explicou que os convites de participação foram direcionados aos projetos sociais.
“O basquete é um esporte que a gente precisa dar mais incentivo, trazer mais a prática esportiva para essa juventude. Estamos muito felizes com a realização dessa segunda edição da nossa geração de talentos. Temos muito talentos nesta modalidade”, disse.
Edson Alves, da Associação de Basquete de Santarém, foi árbitro durante o torneio. Ele enalteceu esta iniciativa.
“Um evento extraordinário e um incentivo à juventude. Você vê aí que todos os atletas são jovens, abaixo de 22 anos, esperamos que Santarém volte a ter o destaque do cenário regional com o basquete, modalidade em que já fomos campeões no estado e estamos tentando resgatar esse protagonismo”, relatou.
Leonel Soares, atleta de 21 anos, da equipe do IFPA joga basquete desde os dois anos de idade. Ele afirma o quanto é gratificante participar de uma equipe que incentiva os jovens a praticar esportes e melhorar a qualidade de vida.
“É muito gratificante ter essa oportunidade. O basquete é um esporte que ainda é menos visto do que outros mais populares, mas que vem ganhando força em nossa cidade. A gente observa que pessoas de várias idades e estilos reúnem-se em vários pontos de Santarém para jogar”, observou.
O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Pedro Henrique, destacou a importância do incentivo ao esporte das categorias de base.
“Reafirmamos o nosso compromisso com o incentivo ao esporte de base como instrumento de promoção da saúde, inclusão e qualidade de vida. Realizamos a 2ª edição do Torneio Geração de Talentos, agora na modalidade basquete, fortalecendo o desenvolvimento esportivo da nossa juventude”, finalizou.
O Impacto com informações da PMS