Nível do rio Tapajós atinge a cota de alerta após fortes chuvas em Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), está monitorando de perto o nível do rio Tapajós. Nesta segunda-feira, 14, o rio atingiu a cota de alerta de 7,10 m. Em relação aos níveis históricos, o rio está 1,34 m abaixo da cota de 2024, 54 cm da de 2024 e 60 cm da de 2009.
Darlison Maia, titular da Comdec, explica que caso o nível do rio continue subindo, a Prefeitura fará visitas nas comunidades de várzea, pontos críticos por conta das enchentes.
“Caso tenhamos esta hipótese, podemos solicitar ao prefeito a decretação de situação de emergência. Mas no momento é apenas um alerta. Estamos nos programando, se continuar subindo, da forma como subiu nos últimos quatro dias, umas visitas nas comunidades mais próximas para fazer os registros fotográficos e inserir no sistema da Defesa Civil Nacional”, disse.
O monitoramento, também, inclui contato permanente com presidentes de associações, cujas comunidades são as mais atingidas por enchentes.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), nos primeiros 14 dias de abril, Santarém já acumulou 161 mm de chuva, o que representa 35% da média normal para o mês. (Com informações da Prefeitura de Santarém)
O Impacto