Assassinato de líder comunitário em Anapu mobiliza ministro do Desenvolvimento Agrário

Um crime de homicídio mobilizou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A vítima, Ronilson de Jesus Santos, presidente da Associação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola Jatobá, foi morta a tiros na manhã de sexta-feira (18), na zona rural de Anapu, região sudoeste do Pará.

Ronilson estava no quintal de casa quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Segundo informações preliminares, o assassino, provavelmente escondido em outro lote, aguardava o momento para atacar e fugiu logo após o crime. A Polícia Civil de Anapu instaurou um inquérito criminal para identificar a autoria e esclarecer a motivação do assassinato.

Na tarde de sexta, o ministro Paulo Teixeira se pronunciou sobre o caso. “Estamos tomando providências para garantir que o crime não fique impune. Conversei com o secretário de Segurança do Pará, Ualame Machado, para solicitar uma investigação rigorosa e a proteção dos demais agricultores. Ele se comprometeu a enviar agentes ao local. Além disso, solicitei à ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, que o assentamento e o acampamento do Vale do Pacuru sejam incluídos no Programa de Proteção de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos”, declarou o ministro.

O assentamento Virola Jatobá foi criado após o assassinato da missionária Dorothy Stang, em 2005, com o objetivo de atender pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar. A área integra a mesma região onde a religiosa, então agente da Comissão Pastoral da Terra, foi morta por sua atuação em defesa da reforma agrária e dos pequenos agricultores.

O corpo de Ronilson foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Altamira para a realização de exames de necropsia, e liberado para o velório neste sábado (19).

Fonte: Correio de Carajás

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *