Uepa abre inscrições para mestrado profissional de Ensino em Saúde na Amazônia
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). São ofertadas 20 vagas para profissionais da saúde com experiência em ensino, de acordo com o edital do processo seletivo. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site até o dia 9 de maio.
Podem se inscrever candidatos com diploma de graduação na área da saúde, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e com pelo menos dois anos de atuação em processos pedagógicos formais, como docência em cursos de graduação, supervisão, tutoria, preceptoria ou coordenação de especializações e residências. Também serão aceitas outras categorias profissionais com vínculo empregatício mínimo de cinco anos em atividades pedagógicas no ensino superior em saúde.
O Mestrado do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) está estruturado na área de concentração Integração Universidade e Serviços de Saúde e duas linhas de pesquisa: Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde na Amazônia e Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde na Amazônia. As aulas vão ocorrer em Belém, no Campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
O curso tem entre seus objetivos oferecer formação stricto sensu a profissionais da saúde envolvidos com o ensino, que possuam capacidade técnico-científica para atuar como formadores entre a universidade e os serviços de saúde, com foco na região amazônica; e preparar profissionais com competência técnica, pedagógica e científica para atender às demandas do mercado de trabalho em ensino e assistência à saúde, utilizando metodologias integradoras que fortaleçam o Sistema único de Saúde (SUS) e promovam a integração entre a universidade e os serviços de saúde em todos os níveis de complexidade do SUS, que vão da atenção primária à terciária. Em sua trajetória no curso, o discente vai viabilizar a elaboração da dissertação, artigo científico e produto educacional (Produto Técnico/Tecnológico – PTT) que apresente a solução de um problema situacional e de intervenção visando à transformação ou inovação das práticas do ensino na área da saúde.
O processo seletivo será coordenado por uma comissão executiva constituída por docentes do PPGESA, indicada pelo Colegiado do PPG e designada pela direção do CCBS. O processo seletivo terá quatro etapas: prova discursiva (1ª etapa), eliminatória e classificatória para todos os candidatos. A realização da prova escrita será dia 22 de maio em Belém, Santarém e Marabá. A 2ª etapa será a análise do projeto de pesquisa, que sairá em 13 de junho; a entrevista (3ª etapa eliminatória e classificatória), que ocorrerá de 23 a 27/06; e, em seguida, a análise do Currículo Lattes (4ª etapa), classificatória. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1º de agosto.
Para as inscrições online, acesse o link, aqui.
Fonte: Uepa