Fiscalização da Base Candiru apreende quase 13 kg de entorpecentes em Óbidos

Em mais uma fiscalização de rotina durante as rondas fluviais na malha fluvial de Óbidos, Baixo Amazonas, os agentes integrados do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu) que atuam na Base Fluvial Integrada de Segurança Pública “Candiru”, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apreenderam na última quarta-feira, 23, quase 13 kg de entorpecentes em embarcações oriundas de Manaus que trafegavam pelo rio Amazonas.

A ação faz parte das fiscalizações de rotina desencadeada pelas equipes de segurança, para combater a criminalidade e o tráfico de drogas nos rios do Pará. Em um único dia as ações de fiscalização apreenderam 12,821 kg de entorpecentes, como pontua o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

“Nossa estratégia é de manter os rios sob fiscalização diária, tanto no período da manhã e tarde, quanto no período noturno, para que a nossa malha fluvial seja vigiada e que o maior quantitativo de embarcações sejam fiscalizadas, para que assim, possamos conter o tráfico de drogas, assim como outros crimes que possam ter as vias fluviais como rota. Dessa forma, somente em um dia, nossas equipes apreenderam aproximadamente 12,8 kg de drogas”, disse o titular da Segup.

Abordagem e fiscalização 

Durante a fiscalização do último dia 23, as equipes realizaram a abordagem de duas embarcações, a primeira um ferry boat denominado “Golfinho do Norte”, que vinha da cidade de Manaus com destino ao município de Monte Alegre, onde com a ajuda do cão farejador da Polícia Militar, Isis, identificaram, no forro de uma das acomodações, um tablete contendo1,545 kg de entorpecente do tipo maconha. Na mesma embarcação o cão identificou ainda, no porão da balsa, dentro de uma caixa de som e um depurador, outros 7 tabletes de material entorpecente, contendo 2,544 kg de maconha e 2,375 kg de substância de pasta base de cocaína.

Em outra abordagem, os agentes fiscalizaram outro ferry boat, o “São Bartolomeu V”, de origem de Manaus com destino à cidade de Santarém, onde mais uma vez, as equipes do Gflu juntamente com os policiais militares e civis que atuam na Base, verificaram no banheiro de um dos conveses, 06 tabletes de entorpecentes contendo 3,040 kg de maconha e 3,317 kg de cocaína.

Todo o material foi recolhido e levado à Unidade de Polícia Civil da Base Candiru para os procedimentos cabíveis.

O Impacto com informações da Segup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *