Blitz chama atenção sobre as consequências da poluição sonora em Santarém
Uma blitz de educação ambiental, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, foi realizada ontem, sexta-feira, 2, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A ação ocorreu na da orla da cidade, em frente ao Terminal Fluvial com organização da equipe de Educação Ambiental do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
A blitz contou com a participação da equipe de Fiscalização da Semma e teve apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), além da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª Cipamb). Durante a atividade, cerca de 100 motoristas foram abordados com materiais informativos e orientações sobre os efeitos da poluição sonora no ambiente urbano.
A coordenadora do CIAM, Paula Pessoa, destacou a importância da ação e o alerta que ela representa à população.
“Nosso objetivo foi sensibilizar a população para que conscientize familiares, amigos e vizinhos sobre a gravidade da poluição sonora. É um crime ambiental passível de penalidades. O excesso de ruído causa sérios prejuízos tanto à saúde das pessoas quanto à fauna e à flora. É um tema delicado, que precisa ser levado a sério pela sociedade”, afirmou.
Dentre os motoristas abordados, Raimundo Oliveira elogiou a iniciativa.
“Achei bom eles estarem aqui conversando com a gente, porque esse é um tema muito importante”, comentou.
A blitz integra o calendário de ações de educação ambiental do CIAM e reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de práticas ambientais e com o bem-estar da população.
O Impacto com informações PMS