PJ Santarém inicia formações para jovens e assessores neste sábado, 10

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Santarém inicia neste sábado, 10 de maio, duas formações: o Curso de Formação de Jovens (CFJ) e o Curso de Iniciação à Assessoria (CUIA). As formações contemplam o Plano Arquidiocesano de Pastoral, no qual a juventude é uma das prioridades.

As formações vão ocorrer da seguinte forma: o CFJ inicia neste sábado, 10, no auditório do Convento São Francisco, e encerra no dia 9 de agosto de 2025, acontecendo sempre no segundo sábado de cada mês. O CUIA também começa neste sábado e segue até o mês de agosto de 2025, sempre no segundo sábado de cada, porém, de forma on-line. O último módulo será presencial.

O CFJ tem como principal objetivo a formação integral de lideranças jovens, para atuarem nos grupos de jovens, comunidades, paróquias e espaços da PJ e sociedade, além de instigar a reflexão do papel das lideranças na organização da juventude nas suas diversas instâncias. O CUIA pretende conhecer o Ministério da Assessoria e a sua importância no processo de acompanhamento e animação da juventude.

Conforme o secretário arquidiocesano da PJ, Erick Marques, a Pastoral da Juventude reconhece a importância da formação integral da juventude e a formação de lideranças jovens para atuarem na igreja e, também, na sociedade. “Que a gente faça um trabalho pastoral, eclesial, mas também um trabalho social. E a gente reconhece a importância do acompanhamento dessa juventude. Ao mesmo tempo que propomos o CFJ, para a juventude, nós também propomos em paralelo o CUIA”, ressaltou.

“A nossa expectativa é de contribuir cada vez mais, que a PJ seja um espaço de formação integral da juventude, contribuindo para formar novas lideranças, mas também para ajudar a manter e fortalecer os nossos grupos de base, porque a Pastoral da Juventude se faz especialmente nas bases: grupos de jovens, nas comunidades, nas paróquias e áreas pastorais. Esperamos cada vez mais fortalecer esses grupos, fortalecer a base e formar novas lideranças para essa atuação pastoral. Esse fortalecimento se dá com apoio dessas lideranças adultas, com idade acima de 28 anos, que acompanham a juventude, que façam esse papel de assessor”, salientou Marques.

Segundo Erick Marques, a assessoria dos dois encontros será conduzida pelo Grupo de Trabalho de Assessores da PJ Arquidiocesana. São formadores de diversas áreas pastorais e paróquias desta Igreja Particular, que possuem uma forte caminhada na Pastoral da Juventude, mas que um dia atuaram como coordenadores de grupos de base, mas atualmente auxiliam através da assessoria.

Nas formações, cada módulo terá dois assessores. “Por exemplo, no Curso de Formação de Jovens, em cada módulo iremos visitar duas cidades bíblicas. O interessante é que cada assessor fique com uma cidade bíblica para fazer a assessoria e possam ter um bom êxito, uma boa dinâmica ao repassar essa formação para a nossa juventude, assim como para os nossos novos assessores também”, explicou o secretário da PJ.

Fonte:  Ascom Arquidiocese e PJ Arquidiocesana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *