Ministério da Cultura aprova R$ 258 milhões para projetos culturais na região Norte
O Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta quinta-feira (15), a 357ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) em Belém, aprovando 524 projetos culturais pela Lei Rouanet, que somam R$ 258,2 milhões em incentivos fiscais.
A plenária faz parte da CNIC Itinerante, criada para fortalecer a regionalização das políticas culturais através da promoção do contato direto entre gestores culturais e os representantes do Ministério da Cultura, que pela primeira vez chegou à região Norte com o objetivo de aproximar a Lei Rouanet de produtores culturais e empresas locais. A agenda contou com fóruns, oficinas e encontros com artistas, agentes culturais e empresários.
Acesse o canal de O Impacto no WhatsApp
O evento também promoveu discussões sobre sustentabilidade no audiovisual, valorização das manifestações culturais paraenses e apresentou novos programas como o Rouanet Norte e Rouanet da Juventude.
Representantes do setor empresarial participaram de debates sobre como investir em cultura por meio da renúncia fiscal. “É um passo importante para integrar cultura e desenvolvimento econômico na região”, destacou Clóvis Carneiro, presidente da Fiepa.
A CNIC é formada por representantes da sociedade civil e instituições vinculadas ao MinC e tem como missão analisar e orientar o uso dos recursos da Lei Rouanet em todo o país.
O evento foi uma parceria realizada com a Secretaria de Cultura do Pará (Secult-PA), o Sebrae-PA e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
Por Rodrigo Neves com informações da Agência Gov e MinC