Entenda certificação do Enem 2025 para quem não concluiu o ensino médio
A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai retomar a certificação para quem não concluiu o ensino básico no tempo regular. Na prática, isso vai possibilitar que esses candidatos tenham acesso ao diploma a partir da nota obtida no exame.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os critérios que deverão ser alcançados pelos participantes que desejam emitir a certificação.
Será necessário:
- Alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos);
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.
O candidato que vai tentar a certificação deve sinalizar o desejo durante a inscrição pela Página do Participante.
Na aba de preenchimento das informações referentes ao ensino médio, é necessário selecionar a opção “não estou cursando e não concluí o ensino médio”. Na sequência, é preciso assinalar a opção de que a nota deverá ser utilizada para o certificado de conclusão.
A inscrição, por sua vez, poderá ser feita até 6 de junho. A taxa, no caso dos candidatos que não conseguiram a isenção, é de R$ 85.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos vão responder às perguntas de português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), ciências humanas e redação. Já no segundo, matemática e ciências da natureza.
Por causa da COP-30, no entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Fonte: CNN Brasil