Aegea arremata concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário em Santarém 

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou em suas redes sociais, na tarde de terça-feira (5), a ampliação da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário para Santarém e outros 26 municípios das regiões do Sudoeste e Baixo Amazonas. A medida prevê um investimento de R$ 3,6 bilhões para a universalização do saneamento básico nessas localidades.

A empresa responsável pela concessão será a Aegea que, segundo o comunicado do governador, ficará encarregada da produção e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto sanitário.

Com esta nova concessão, o total de municípios beneficiados pelo modelo de parceria com a iniciativa privada chega a 126, impactando a vida de 5,3 milhões de pessoas no Pará. A iniciativa é apresentada pelo governador como um “trabalho com responsabilidade” para garantir mais dignidade aos cidadãos.

A Aegea Saneamento e Participações S.A., uma das maiores empresas privadas do setor de saneamento do Brasil, consolidou sua presença no estado do Pará ao arrematar todos os blocos de concessão leiloados pelo governo estadual. Esta expansão representa um investimento significativo para a empresa e a promessa de universalização dos serviços de água e esgoto para milhões de paraenses.

A empresa foi a vencedora de um leilão de três blocos (A,B,D) realizado em abril de 2025, na B3, em São Paulo, e, mais recentemente, arrematou o Bloco C, garantindo assim a concessão de saneamento em um total de 126 municípios.

 

O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *