CONSEG da Grande Área do Santarenzinho realiza primeira Assembleia Ordinária com ampla participação da comunidade e autoridades locais
Na noite da última sexta-feira (15), o Conselho Comunitário de Segurança da Grande Área do Santarenzinho (CONSEG) promoveu, às 19h30, sua primeira Assembleia Ordinária, realizada na Escola Aldo Ferreira Campos, no bairro da Alvorada, em Santarém. A iniciativa, liderada pela presidente Dra. Francimone Trinca e pela 4ª fiscal Laura Dona Almeida da Silva, contou com o apoio da Subseção da OAB Santarém e teve como principal objetivo ouvir as demandas da população da Zona Oeste e articular ações futuras em prol da segurança e da cidadania.
A reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições, autoridades jurídicas, lideranças comunitárias e moradores da região. Entre os presentes na mesa diretiva estavam:
- Dra. Cynthia Soares – Vice-presidente da OAB da Subseção de Santarém Pará;
- Dr. Evaldo Senna – Secretário Geral da OAB de Santarém;
- Francimone Trinca – Secretária da Comissão do Direitos e Deveres do Idoso;
- Dr. Renato Alho – Diretor Tesoureiro da OAB de Santarém;
- Dr. Felipe Castro – Presidente da Comissão dos Direitos dos Animais;
- Dra. Júlia Menezes – Presidente da Comissão da Mulher e Igualdade de Gênero;
- Dra. Josi Pereira – Presidente da Comissão da Família;
- Hildebrando Luis Lourenço – Conselheiro Titular da Sociedade Civil – ADEFIS.
A assembleia também teve a participação ativa de representantes de organizações sociais e comunitárias, como:
- @Laura Presidente do bairro Alvorada
- @Margarete/Saúde
- @Odelio
- @José de Freitas (ACOJU)
- @Edson (AFEJU)
- @Ingride (SEMEAR O BEM)
- @BLOG BRANDÃO (Comunicação Mídia JUÁ)
Durante o evento foram ouvidas sugestões, reclamações e propostas diretamente da comunidade. Com base nessas demandas, o CONSEG e os parceiros presentes pretendem estruturar um cronograma de palestras, ações educativas e projetos sociais voltados às necessidades específicas da Zona Oeste de Santarém.

Segundo a presidente, Dra. Francimone Trinca, a escuta ativa da população é essencial para o planejamento de ações efetivas. “Estamos aqui para somar. O CONSEG não atua sozinho; ele é construído com o apoio das instituições e, principalmente, da comunidade que representamos”, destacou.
A assembleia marcou um importante passo na consolidação do diálogo entre autoridades jurídicas, lideranças comunitárias e comunidade local reforçando o papel do CONSEG como ponte entre cidadãos e instituições.