Centro Cultural Angonal inicia comemorações do Dia da Consciência Negra
O Centro Cultura Angonal Capoeira inicia nesta quinta-feira, 14, em Santarém, Oeste do Pará, uma vasta programação relacionada as comemorações do Dia da Consciência Negra, que será celebrado na próxima quarta-feira, 20, em todo o território nacional. Na noite de hoje, 14, acontece a Oficina de Capoeira Angola, ministrada pelo contramestre Guaxini, de Salvador-Bahia, as 19h30, no Salão Paroquial de São Raimundo Nonato.
A Oficina de Capoeira Angola acontece também nesta sexta-feira, 15, no Salão de São Raimundo Nonato.
De acordo com o coordenador do evento Silvert Gregório, o evento tem como objetivo promover e resgatar a pratica da Capoeira Angola, como manifestação da cultura popular brasileira, bem como, sua valorização enquanto estilo de capoeira tradicional com seus princípios e rituais.
“O Centro Angonal é muito preocupado com a formação do capoeirista. Estamos começando um curso e a idéia é aprofundar a Capoeira Angola e dar uma alavancada nesse estilo que em Santarém ainda é pouco trabalhado. Temos dois estilos de capoeira: O Regional, que é o mais rápido e mais trabalhado e tem salto mortal. E o Angola, que é o menos trabalhado”, explica.
Já no sábado, 16, acontece o evento denominado “Consciência Negra 2013”, a partir de 19h30, na quadra de esportes da orla de Santarém. Sivert adianta que vai ter uma programação cultura básica, tendo a capoeira como carro- chefe, além de jogos de Capoeira Angola, Regional, momento de acrobacia, saltos, a dança afro do maculelê e samba de roda baiano.
“Teremos o Zumba, da professora Socorro Fernandes, Grupo Bailado de Carimbó, além de cantores da terra. Vai ser um evento bem eclético culturalmente”, garante.
Ele ressalta que o evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, buscando um maior entendimento em relação ao preconceito racial e a luta do povo afro-descendente, para conseguir o respeito a sua dignidade como ser humano e cidadão.
Com o tema intitulado “Pela Igualdade Racial Construindo a Cidadania”, o evento tem como publico alvo estudantes de escolas públicas e particulares, universitários, membros de entidades culturais e esportivas, assim como toda a sociedade santarena.
PROGRAMAÇÃO – Confirmaram participação no evento os grupos folclóricos Dança de Carimbó; Dança do Maculelê; Samba de Roda; Pássaro Tacham, das comunidades quilombolas; percussão de berimbaus, além de musica regional com os cantores Valuc e Cristina Caetano, jogo de capoeira Angonal, regional e reflexões sobre a temática da consciência negra.
Fonte: RG 15/O Impacto
C O N S C I Ê N C I A N E G R A…
Nildo Lage
C o n s c i ê n c i a não se adquire com feriado, manifestos …
Nem se estabelece com paralisações …
Nem se pratica com aprovações de leis,
punições, pagamento de multas… Fiança…
C O N S C I Ê N C I A… Faz-se com movimentos…
Movimentos que exercitem mentes,
Toquem corações,
Mudem Olhares…
…Transformem comportamentos…
Para que os homens despertem para à realidade
De que o mundo que ambicionamos para as gerações futuras,
Dependerá de atos que incitem a igualdade,
Atitudes que excluam o preconceito…
Iniciativas que sirvam de exemplo…
… E de onde a semente da boa convivência será plantada…
Mas… C o n s c i ê n c i a racial
Não é uma questão de “C o n s c i ê n c i a”.
Pois consciência, todos temos.
O que falta é sabedoria,
Para adotarmos atitudes coerentes…
Responsabilidade para respeitarmos a identidade,
A cultura, a tradição… A crença… O EU
De negros, brancos, amarelos…
Índios, mulatos, caboclos… Do B R A S I L E I R O
… De todos os povos do planeta…
E que as quotas oferecidas
Sejam conquistadas pelos que ambicionam felicidade
E não um espaço pré-fixado por causa da raça, da cor…
… Pois somos uma composição de cores, etnias… Culturas…
Cantos e ritmos que fazem Do Brasil…
Um país MULT– MULT(cor), MULT(cultural)… MULT(racial)…
Afinal, C O N S C I Ê C I A com um pouco de C I Ê N C I A…
Faz total diferença!!!