Centro Cultural João Fona recebe turistas norte americanos
Na terça-feira (19), o Centro Cultural João Fona recebeu a visita de turistas estrangeiros. Eles vieram dos Estados Unidos, no transatlântico Regatta. Na escala já passaram por Macapá e devem seguir para Manaus. Como Santarém faz parte da rota de viagem de cruzeiros internacionais, essa é a 2ª visita internacional da série de viagens 2013-2014.
O acervo municipal é destaque durante a visita a cidade. O Centro é utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, em suas dependências, de um Museu capaz de fornecer uma visão abrangente da história santarena.
Na Sala Transitória, área destinada à comercialização de artesanato e habilidades manuais, o artesão tem oportunidade de aumentar a renda. O artesão Erick Araújo informa que durante esse período, as vendas aumentar quase 30%. A próxima visita de estrangeiros será no transatlântico, Silver Cloud, com destino a vila balneária de Alter do Chão.
GOVERNO MUNICIPAL ENGAJADO COM O PROJETO “ORLA LIMPA, ORLA LINDA”
Representantes do governo municipal participaram da apresentação do Projeto “Orla limpa, orla linda”, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES). O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade santarena para manter a cidade limpa e organizada. Na ocasião, foram discutidas propostas para limpeza e manutenção da orla de Santarém, que no primeiro momento consistirá na conscientização ambiental, tendo como público alvo moradores, turistas, ambulantes e empresários.
O projeto é uma iniciativa da ACES, em parceria com a Prefeitura, Instituições de Ensino Superior,escolas e organizações civis. A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto, o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o coordenador de Saneamento Básico, Hugo Aquino, representantes da Secretaria de Educação e da ACES.
SEIS QUADRAS SERÃO CONSTRUÍDAS EM ESCOLAS DE SANTARÉM
Seis novas quadras de espprtes, financiadas pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão construídas em escolas de Santarém e Mojuí dos Campos. De acordo com a secretária de Educação, Irene Escher, a construção das quadras escolares cobertas, estão em conformidade com Termo Compromisso de número 2066/2013. Serão investidos R$ 3.059.817, 22
Os estabelecimentos de ensino que receberão as quadras cobertas são os seguintes: Frei Marcos – Ramal do Ricart; Santo Antônio (Jacamim), Rua José Lucínio; Professora Raimunda Queiroz (Mojuí dos Campos)-Rua Antônio Walfredo; Francisco Pereira Chaves, em Boa Esperança-Rodovia Santarém-Curuá-Una; Júlio Walfredo, em Mojuí dos Campos – Travessa Haroldo Veloso e Brigadeiro Eduardo Gomes, na Rua Frei Vicente (área urbana).
ASSESSORIA DE RIOS REALIZA ENCONTROS ADMINISTRATIVOS E PEDAGÓGICOS
A Assessoria de Rios da Secretaria Municipal de Educação realiza uma série de reuniões nas regiões ribeirinhas. Com o tema: “Estrutura e Funcionamento da Escola” participam do encontro pedagogos, gestores e secretárias das escolas polos.
O objetivo das reuniões é integrar gestores, pedagogos e secretárias das escolas, fazer demonstrativo dos dados escolares e analisar o rendimento semestral de 2013. O encontro já foi realizado na região do rio Tapajós e na próxima sexta-feira, 22, as a equipe da SEMED chega a região de várzea.
REPRESENTANTES DE SANTARÉM DISCUTEM AS PROPOSTAS PARA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT), José de Lima Pereira, o vereador Marcílio Cabral e o representante dos movimentos sociais, Giovane dos Santos reuniram-se para discutir e aprimorar as propostas de Santarém e da região Oeste do Pará a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades (CNC). A Conferência será realizada no período de 20 a 24 desse mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília e debaterá as propostas aprovadas durante as etapas estaduais.
Santarém conquistou três vagas durante a Conferência Estadual, realizada no mês de setembro em Belém, o vereador Marcilio Cabral, representará o Poder Público, Giovane dos Santos, os movimentos sociais e José de Lima Pereira as instituições de ensino e pesquisa de Santarém. De acordo com o Marcilio Cabral, dentre as 15 propostas da região Norte, duas são de Santarém, com destaque para a legislação que rege as embaracões.
“Uma vez que a Marinha legisla voltada para as questões nacionais, embarque de mar e baías, sem levar em consideração as características da nossa região”, ponderou o parlamentar.
As propostas na Conferência irão integrar as políticas públicas de desenvolvimento urbano do Ministério das Cidades para 2014/2016, conforme explica o secretário Valdir Matias Jr. “O planejamento do Ministério das Cidades para 2014/2016 que será composto após a realização da 5ª Conferencia Nacional das Cidades referente a habitação, saneamento, infraestrutura deve ser pensado, respeitando o ponto de vista da região Amazônica, uma vez que as características da nossa região são diferentes do sul do pais”, concluiu o secretário.
GESTORES DISCUTEM A REATIVAÇÃO DO FÓRUM REGIONAL DE TURISMO
Gestores municipais discutem a reativação do Fórum Regional de Turismo (FORETUR). Os debates acontecem no auditório, no Workshop de Políticas para o Turismo – Encontro com Gestores Municipais do Turismo, promovido pela SETUR, com a participação de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Trairão, além do Conselho Municipal de Turismo e o trade turístico local.
XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABORDA O CONTROLE SOCIAL E A PARTICIPAÇÃO EM DEFESA DE UM SUS PÚBLICO, UNIVERSAL E INTEGRAL
Entre os dias 20 a 22 deste mês o Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMS) realiza a XII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema é “Controle Social: Direito e participação em defesa de um SUS Público, Universal e Integral”. A Conferência é a oportunidade para a população santarena se mobilizar e discutir as políticas de saúde, além de garantir a implementação das deliberações como luta permanente pela defesa do SUS. A Conferência será no Auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA)/Santarém, de 8h às 17h. Já foram realizadas pré-conferências nas áreas urbana, rios e planalto do município, quando foram apontadas as demandas para serem tratadas no encontro. No dia 22 será realizada a eleição das entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde e presidi-lo no biênio 2014/2015.
Contatos: Conceição Menezes – Pres. do CMS – (93) 9134 1019/ 3523 1677
Programação
20/11
8h às 12h – Credenciamento
8h às 9h – Solenidade de abertura
9h às 10h – Conferência Magna. Tema: “Controle Social: Direito e Participação em defesa de um SUS público, universal e integral”. Coordenadora: Maria Inez Dolzane Reis. Secretária: Danielly Rego.
10h às 11h – Leitura e aprovação dos Regimes Internos e Eleitoral da
Conferência. Leitores: Leonardo Oliveira. Coordenadora: Conceição Menezes. Secretária: Luciene Santos.
11h às 12:30h – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Coordenadora: Ethel Fernandes. Secretária: Eva Leite.
12h30 às 14h – Almoço
14h às 15h – Mesa redonda. Tema: “Gestão do SUS com participação social”. Palestrantes: representante do Ministério da Saúde; Dr. Hélio Franco, Secretário Estadual de Saúde; Dra. Valdenira Cunha, Secretária Municipal. Coordenadora: Thayanne Matos. Secretária: Lídice Vana.
15h – Debate
15h20 às 16h20 – Mesa Redonda. Tema: “Gestão do trabalho e saúde do trabalhador, como qualidade de vida”. Palestrantes: Dra. Marília Godinho; Dra. Sônia Cristina Areas Bahia; Maria Inez Dolzane, SindSaúde. Coordenadora: Livia Correa. Secretária: Maria Eldjanira.
16h20 às 16h40 – Debate
16h40 às 17h10– Palestra: Financiamento do SUS. Coordenadora: Izanilda Rodrigues. Secretário: Lázaro.
21/11
8h às 10h – Palestra. Tema: Controle Social. Palestrantes: Câmara de Vereadores, CMSS, MPE e MPF. Coordenadora: Graciane Moura. Secretário: Alexandre Godinho.
10h – Trabalho de Grupo.
12h às 14h – Almoço.
14h às 18 – Trabalho de Grupo.
22/11
8h às 12h – Plenária final. Coordenadora: Conceição Menezes. Secretárias: Valdenira Cunha e Lívia Corrêa.
12h às 14h – Almoço.
14h às 15h – Continuação da plenária final.
15h às 16h – Eleição das entidades para composição do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2014/2015. Coordenação: Comissão Eleitoral com acompanhamento do MPE e assessoria jurídica do CMSS.
16h às 17h – Encerramento. Coordenação: Comissão de Coordenação Geral.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS